10 dicas sobre o que você não deve fazer na Redação Enem

10 dicas sobre o que você não deve fazer em uma Redação. Fuja da nota Zero. O melhor caminho é buscar a melhor pontuação dentro das regras de cada vestibular ou do Enem. Confira as dicas do professor Wilson Rochenbach.

01. Não fale com o leitor da Redação Enem com se estivesse conversando com ele, não dê conselhos: “Você pode mudar o mundo. Faça a sua parte.” Percebeu a importância da dica? Nunca escreva “ditando regras” para a pessoa que vai ler ou corrigir a sua redação Enem ou vestibular.

02. Não use ditados populares na Redação Enem. Eles empobrecem seu texto. Seja criativo  e original, isso conta ponto. Fuja de frases feitas ou do tipo ‘lugar comum’. Para usar expressões assim elas precisam estar muito bem contextualizadas.

03Não faça letra muito grande com o intuito de ocupar linha. Não se esqueça de que o corretor conhece as artimanhas. Veja o limite mínimo e o limite máximo de linhas a serem escritas w trabalhe dentro das regras.

04. Não generalize: “Ninguém respeita o trânsito”, “Todos os políticos são corruptos”. Esses argumentos não têm consistência, porque há pessoas que obedecem às leis de trânsito e também há políticos honestos.

 05. Não use gírias, palavras vulgares ou expressões como “tipo assim”, “né”, “tá ligado”, nem tente escrever “difícil”. Em uma redação, você pode usar uma linguagem simples, mas deve seguir o padrão da norma culta. 

06. Não confunda o significado das conjunções na Redação Enem.  Empregue-as corretamente, elas são elementos coesivos importantes em um texto (conectam orações e ideias). O uso incorreto pode causar uma incoerência em sua redação. 

07. Não omita as preposições. Atente ao uso dos pronomes relativos que, quem, o qual (e flexões), cujo (e flexões). Se na oração iniciada pelo pronome relativo houver a exigência da preposição (regência verbal ou nominal), ela deverá aparecer, obrigatoriamente, antes do pronome relativo. Observe o exemplo: “A pesquisa por meio da qual se realizou o trabalho…”.

08. 8 – Deixe o “internetês” para a internet. Não use “vc”, “tbm”,  ou qualquer tipo de abreviatura em sua redação.  O segredo é você se cuidar para não escorrer nestes erros básicos. 

09. Jamais “encha linguiça” na Redação Enem. Não escreva coisas sem sentido para preencher linhas, os argumentos devem ser consistentes. Com certeza, você tem algo importante a dizer; pois, então, diga. É mais bem avaliado um texto menor com qualidade do que um texto longo com quantidade.

10. Deixe piadinhas e deboches para seus colegas. Na redação use seu senso crítico, com coerência. Não faça críticas levianas e respeito os direitos humanos.