Como fazer o cronograma de estudos ideal

Separamos algumas dicas para ajudar vocês a organizarem uma rotina de estudos para uma prova de concurso militar, polícia, enem, entre outros.

 

5 dicas essenciais
  1. Conheça sua rotina  
  2. Defina horários para estudar 
  3. Tenha um ambiente de estudos 
  4. Escolha um método para estudar 
  5. Se planeje para imprevistos! 
  6. Reserve tempo para descanso e lazer 

 

Tipos de métodos para estudos

 

Técnica Pomodoro: 

Pomodoro significa tomate em italiano. A fruta faz alusão ao tempo durante o qual você pode fazer determinada tarefa. Cada pomodoro é dividido em quatro pomodoris, e cada um destes equivale a 30 minutos.

Anote o que precisa para usar essa técnica:

  • Um timer ou despertador (pode ser do celular)
  • Papel ou bloco de notas no computador/celular para escrever as atividades a serem realizadas

 

O método Pomodoro é simples e dura duas horas. Primeiro, você realiza uma atividade durante 25 minutos. Quando acabar o tempo, descansa 5 minutos. Assim sucessivamente até que complete as duas horas. Como recompensa, você descansa mais 30 minutos.

A técnica Pomodoro é muito usada por pessoas procrastinadoras

O conceito do Pomodoro é que a pessoa que vai estudar ou executar uma tarefa demore, exatamente, 25 minutos. Concluindo-a ou não, ele deve parar e descansar 5 minutos

 

Use o sistema Leitner:

O sistema Leitner é o mais conhecido dos "cartões de memorização". Eles servem para os estudantes potencializarem a memória e sua utilização serve para que os estudantes aprendam o conteúdo com o qual estão menos familiarizados pela repetição. Assim funciona:

"o aluno coloca todos os cartões com perguntas na caixa 1. Em seguida, pega cada cartão e tenta responder a pergunta. Se acertar a resposta, coloca-o na caixa 2. Se errar, deixa-o na caixa 1. O estudo passa para as caixas seguintes e a premissa permanece. A única diferença é que nas próximas se o estudante errar, deve voltar o cartão para a caixa anterior. Assim, os cartões na primeira caixa são estudados com mais frequência"

 

Habilidades metacognitivas:

É importante destacar que tamanhas habilidades que direcionam as ações metacognitivas do estudante pedem a utilização de determinados mecanismos, por vezes bem complexos, resultando em “planificação, verificação, monitoração, revisão e avaliação das realizações cognitivas.”

 

Modelo de horários de estudos:

Como montar um cronograma de estudos - Brasil EscolaCRONOGRAMA ENEM 2019 - Como estudar para o ENEM 2019? | Plano de Estudos -  YouTube

 

 

 

 

Fontes: https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/aprenda-a-montar-um-cronograma-de-estudos-infalivel/

https://brasilescola.uol.com.br/dicas-de-estudo/tecnica-pomodoro-que-e-e-como-funciona.htm

https://www.acheconcursos.com.br/artigos/de-acordo-com-a-ciencia-as-10-melhores-tecnicas-de-estudo-39840

https://institutoneurosaber.com.br/tecnicas-de-aprendizado-e-habilidades-metacognitivas/