Entenda um pouco mais sobre a cultura do cancelamento

O que é a cultura do cancelamento

Segundo o dicionário, cancelar significa tornar algo nulo, sem efeito, sem valor. Nas redes sociais, o conceito ganhou novas definições e tem sido aplicado a empresas, políticos, celebridades e todos aqueles que, de alguma forma, vacilam e apresentam comportamento que o público considera inadequado.

Em tempos de streaming, em que o usuário pode cancelar o serviço a qualquer momento, tem sido cada vez mais comum surgirem campanhas pedindo também o cancelamento de pessoas. A diferença é que "cancelar alguém” nas redes não fica apenas no ambiente virtual; a mobilização existe para pressionar e exigir que essas figuras canceladas sejam responsabilizadas pelos seus atos na vida real. Com isso, influenciadores digitais, marcas e demais envolvidos perdem seguidores, patrocinadores e deixam de vender. O prejuízo é social e financeiro.

 

Quando surgiu?

Alison V. Marques é jornalista, com MBA em Marketing Digital e mestre em Administração pela Universidade de Fortaleza; ele explica que o cancelamento existe há muito tempo, mas em níveis e compreensões diferentes do que a gente conhece e vivencia hoje. Segundo o pesquisador, o fenômeno começou a ganhar mais força em 2017, quando houve o movimento #MeToo, que denunciava assédio sexual e o abuso de homens conhecidos contra mulheres.

"Além disso, pautas sociais, como racismo, feminismo, movimento LGBTQI+, começaram a ter mais força na internet e a ganhar mais espaço para apresentar seus pontos de vista e experiências", reforça Marques.

Isabelle Bedê, jornalista formada pela Universidade de Fortaleza, e mestre em Negócios de Mídias Digitais pela Macromedia University, na Alemanha, lembra que "a cultura do cancelamento mistura suas origens com a 'Call Out Culture', uma expressão usada para 'chamar atenção' de alguém em público por algo que tenha sido feito de errado ou inadequado, assim como a própria cultura das redes sociais em si, por ser uma ferramenta não só de socialização, mas também de ativismo".

 

É possível evitar ser cancelado?

"Empatia é a palavra-chave", resume Marques. O jornalista diz não acreditar haver uma receita porque, segundo ele, todos nós seremos cancelados de alguma forma. "Errou, pede desculpas. Comentou algo que fere alguém ou algum grupo, reconheça e tenha maturidade para aprender", aconselha.

Atualmente, qualquer ação pode ser o bastante para exigir o cancelamento de alguém, inclusive uma opinião compartilhada 10 anos atrás e que você nem lembra, explica Isabelle Bedê. "Se essa opinião for controversa, você pode ser cancelado - mesmo que não concorde mais com ela. Então, talvez a única forma de não ser cancelado seja não se expor nas redes sociais. Se você é ativo virtualmente, está sujeito a esse 'backlash' (intensa repercussão negativa)", afirma.

 

Como "cancelar" o cancelamento?

 

Quando não temos uma opinião própria, acabamos recebendo influencia de toda parte e nem percebemos que fomos dominados psicológicamente. Mas quando nos formamos, lemos, criamos um conceito, entendemos sobre um assunto ou procuramos entender o que está sendo cancelado, nos tomamos a frente daqueles que apenas "entram na onda" de excluir uma empresa, uma figura pública em meio a sociedade por um motivo que na opinião particular dela é errada e não merece "redenção do tribunal virtual" para evoluir.

Tendo em vista todos os fatos expostos, concluimos que quanto mais lermos, estudarmos, aprendermos a conviver em sociedade, criarmos uma opinião formada com fatos, exemplos e pontos a serem discutidos, vamos acabar com essa cultura que infelizmente forma pessoas sem conceito e que findam as vidas de outras pessoas de uma maneira rápida e sem o mínimo de empatia. 

 

"Abra sua mente
A vida vai muito além 
Do que vemos pela frente"
Paula Quintella

 

Fontes de refência: https://www.unifor.br/web/melhor-profissao/redacao-enem-o-que-e-a-cultura-do-cancelamento-e-como-estudar-sobre-o-tema

https://www.agazeta.com.br/revista-ag/comportamento/cultura-do-cancelamento-precisamos-mesmo-cancelar-as-pessoas-0320