Como melhorar seu vocabulário

Para aqueles que gostam de aprimorar seu conhecimento e quer ter um vocabulário mais rebuscado, separamos algumas dicas para auxiliar nessa missão. Além de tudo, ter um vocabulário extendido é importante para uma boa redação!

 

  • Aprenda sinônimos:

Uma outra dica pra quem quer saber como melhorar o vocabulário é a utilização de sinônimos.

Os sinônimos são palavras diferentes, mas com significados iguais (ou semelhantes), que podem te ajudar muito na construção do texto. Além de evitar repetições, eles ampliam o seu repertório vocabular.

 

A lista a seguir mostra alguns que vão te ajudar nessa ampliação:

Misterioso = Enigmático

Pobreza = Miséria

Tranquilo = Calmo

Sagaz = Inteligente

Doente = Enfermo

Complexo = Difícil

 

  • Evite palavras vagas e generalistas

Existem várias palavras em nosso idioma, chamadas de palavras-ônibus, que são usadas de forma vaga e generalista, apresentando diversos sentidos. O uso dessas palavras, embora fácil e acessível, empobrece a língua ao nomear, indiscriminadamente, um só termo para diversos objetos e seres ao invés de um termo próprio para cada um desses itens.

coisa;

coisar;

troço;

negócio;

parada;

treco;

porcaria;

 

  • Utilize sempre as palavras aprendidas

Por fim, a última dica tem relação com a prática. Não tem como melhorar o vocabulário sem conseguir fixar aquilo que foi aprendido. Por isso, é muito importante que você use as novas palavras com frequência no seu dia a dia.

Pode ser na redação, na conversa, nas redes sociais ou da forma que preferir. O necessário agora é introduzir as palavras que aprendeu no seu cotidiano, para que assim você não esqueça mais como utilizá-las. 

 

  • Use jogos recreativos a seu favor

Você pode usar jogos para enriquecer e diversificar o seu vocabulário. Além dos já existentes, como caça-palavras, palavras cruzadas e adedanha (ou stop, dependendo da sua região :p), por exemplo, você também pode criar outros tipos. 

Uma ideia é você fazer cartas em que de um lado esteja escrito alguma palavra variada e, no outro, tenha seu significado e aplicação em uma frase. 

Dessa forma, você pode separá-las em níveis de dificuldade diferentes e brincar de descobrir qual o significado de cada uma delas. Por fim, ganha quem tiver o maior número de acertos.   

 

  • Volte para suas raízes

Você sabia que uma das ferramentas mais poderosas para melhorar o vocabulário é estudando uma língua antiga? Quando você estuda latim ou grego, por exemplo, se depara com a etimologia de várias palavras que usamos até hoje e também entende a composição delas através da origem dos prefixos e sufixos, por exemplo, frutos dessas línguas. Quando você estudar – e pode fazer isso através de aplicativos gratuitos, também vai estar aprendendo a origem de várias palavras em inglês e espanhol, por exemplo.

 

  • Escreva mais

No computador ou no papel, o importante é treinar a construção de frases e utilizar as novas palavras que você aprendeu na última semana ou no dia. Isso vai te ajudar a construir conversas mais ricas, pode ter certeza.

 

  • Leia mais 

Quanto mais você ler, mais palavras aprenderá, afinal, você não vai estar apenas vendo uma palavra e lendo o seu significado; você vai estar lendo uma palavra nova dentro de um contexto.

Ou seja, seu cérebro realmente vai entender como usar essa palavra e você dificilmente vai esquecê-la. Não é preciso se apegar apenas aos livros, leia tudo: textos na internet, revistas, notícias e bulas de remédio.

 

  • Converse

O simples e rotineiro hábito de conversar pode te ajudar a descobrir palavras novas. Mas não se esqueça: quando aprender alguma palavra diferente, não se esqueça de anotá-la depois para treinar o seu cérebro.

 

 

 

 

 

 

Fontes de referência: https://www.dicio.com.br/formas-de-enriquecer-o-seu-vocabulario/

https://blog.imaginie.com.br/aumente-o-seu-vocabulario/

https://manualdohomemmoderno.com.br/relacionamento/como-melhorar-seu-vocabulario-e-impressionar-em-qualquer-conversa