Dicas simples: Como fazer um bom desenvolvimento

O que é o desenvolvimento na redação:

     A etapa de desenvolvimento em um texto é o centro de suas atenções, e é também a parte que possui mais critérios de avaliação. Durante esse trecho você irá inserir os argumentos que defendem a sua tese, além de responder os questionamentos realizados na introdução da sua redação.  Aí entra a importância de haver uma boa relação e escrita de cada uma das etapas do texto: sem uma introdução clara e que conduza o leitor para o conteúdo que ele verá no texto, você terá dificuldades para produzir um bom desenvolvimento na redação.

 

Fundamentação:

Se estamos falando de um texto dissertativo-argumentativo, precisamos de ideias fundamentadas que confirmem a tese, o ponto de vista apresentado lá na introdução, certo? Esse é o papel dessa segunda parte do parágrafo de desenvolvimento. Este é o momento de apresentar exemplos, dados estatísticos, argumentos de autoridade e qualquer outra coisa que possa ajudar nesse processo de convencimento. 

 

Exemplo de desenvolvimento: 

 

Tema da redação: Prática religiosa um direito de todos

 

“O contexto histórico brasileiro indubitavelmente influencia essa questão. A colonização portuguesa buscou catequizar os nativos de acordo com a religião europeia da época: a católica. Com a chegada dos negros africanos, décadas depois, houve repressão cultural e, consequentemente, religiosa que, infelizmente, perpetua até os dias de hoje. Prova disso é o caso de uma menina carioca praticante do candomblé que, em junho de 2015, foi ferida com pedradas, e seus acompanhantes, alvos de provocações e xingamentos. Ainda que a violência verbal, assim como a física, vá contra a Constituição Federal, os agressores fugiram e, como em outras ocorrências, não foram punidos.

Além disso, é importante destacar que intolerância religiosa é crime de ódio: não é sobre ter a liberdade de expressar um descontentamento ou criticar certa crença, mas sim sobre a tentativa de imposição, a partir da agressão, de entendimentos pessoais acerca do assunto em detrimento dos julgamentos individuais do outro sobre o que ele acredita ser certo ou errado para sua própria vida. Tal visão etnocêntrica tem por consequência a falta de respeito para com o próximo, acarretando em episódios imprescritíveis e humilhantes para aqueles que os vivenciam.”

 

Fontes: https://canaldoensino.com.br/blog/como-fazer-um-bom-desenvolvimento-na-redacao

https://descomplica.com.br/artigo/como-produzir-o-desenvolvimento-de-uma-redacao/4wp/

https://blog.imaginie.com.br/como-fazer-o-desenvolvimento-na-redacao-do-enem/