Roubo de informações por celulares e internet!! Cuidado!!

Como megavazamentos de dados acontecem e por que é difícil se proteger deles

 

No ano passado, os CPFs de 223 milhões de pessoas vivas e falecidas vazaram, causando grande preocupação sobre o uso deles para golpes e crimes. Agora, veio à tona mais um vazamento de proporções gigantescas - dessa vez dos registros de mais de 100 milhões de contas de celulares, e entre elas estaria a do presidente Jair Bolsonaro.

Os dois casos foram descobertos pela empresa de segurança cibernética PSafe ao monitorar negociações de venda de dados sigilosos na deep web - a parte da internet que não pode ser encontrada por buscadores como o Google.

O vazamento, noticiado primeiro pelo site NeoFeed, envolveu 102.828.814 contas de celular com informações sensíveis como tempo de duração de ligações, número do telefone e outros dados pessoais, como RG e endereço.

Segundo informou a PSafe ao NeoFeed, cada registro estava sendo vendido a US$ 1, com possibilidade de valores unitários menores no caso da aquisição de milhões de registros por um mesmo comprador.

Esse megavazamento, que teria atingido inclusive agentes públicos, indica o quão vulnerável é a privacidade dos brasileiros em geral.

[...]

 

Notícia na íntegra: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-56031998

 

Como aumentar a segurança do seu celular

1. Use senhas em tudo que puder

2. Proteja suas contas no iCloud e no Google

3. Evite fazer jailbreaks ou rootear seu aparelho

4. Tenha cuidando com os apps que você instalaF

5. Prefira aplicativos oficiais

6. Controle o que os aplicativos podem acessar

7. Crie o hábito de fazer backup dos seus dados

8. Relate o roubo do seu aparelho

9. Mantenha seu sistema operacional atualizado

10. Cuidado onde usa o Wireless e o Bluetooth

 

Fonte: https://canaltech.com.br/seguranca/Confira-10-dicas-para-manter-o-seu-smartphone-seguro-e-longe-de-problemas/

 

Venda e vazamento de dados

O monitoramento da Axur em toda a internet permitiu que fossem coletados vazamentos de dados da web superficial à deep e dark web. Em 2019, 5,7 bilhões de credenciais foram detectadas e 1,6 milhão de cartões de credito e debito.

Vazamento de credenciais

23,6 milhões de credenciais referentes a domínios .br foram detectadas em 2019, e tanto no Brasil quanto no mundo todo a senha com mais vazamentos registrados foi 123456: no último ano, essa combinação apareceu 37,6 milhões de vezes em nossa base de dados.

Vazamento de dados de cartões de crédito e débito

26,7% dos cartões de crédito e débito vazados on-line e detectados pela Axur em 2019 são brasileiros. Só ficamos atrás dos Estados Unidos, que registraram 50,9% das detecções.

 

Fonte: https://blog.axur.com/pt/relatorio-4-trimestre-2019#:~:text=P%C3%A1ginas%20falsas%20de%20phishing%2C%20feitas,7%20bilh%C3%B5es%20no%20mesmo%20ano.

 

 

 

Fonte: https://canaltech.com.br/seguranca/cerca-de-46-bi-de-dados-ja-foram-furtados-em-2018-aponta-relatorio-124460/