Concurso Vestibular IME 2021/2022 confira as informações!

Destinado a pessoas com ensino médio completo que tenham entre 16 e 22 anos, o IME oferece diversas opções de graduação para seus alunos. Confira os detalhes do concurso.

 

IME possui dois cursos: o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Ativa (CFG/Ativa) do Quadro de Engenheiros Militares(QEM), destinado à formação de Engenheiros Militares da Ativa, e o Curso de Formação e Graduação de Oficiais da Reserva de Segunda Classe (CFG/Reserva) do QEM, destinado à formação de Engenheiros Militares da Reserva.

Ao todo serão ofertadas 98 vagas para o Instituto Militar de Engenharia, sendo 77 vagas destinadas aos candidatos ao CFG/Ativa e 21 destinadas aos candidatos ao CFG/Reserva, não havendo vagas reservadas para candidatos do sexo masculino ou feminino.

 

Os interessados devem cumprir algumas exigências, são elas:

  • ser brasileiro(a) nato(a); e
  • ter concluiu ou está concluindo o Ensino Médio no corrente ano.

(CFG/Ativa) 

  • ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade e no máximo, 22 (vinte e dois) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano da matrícula no CFG do IME.

(CFG/Reserva)

  •  ter no mínimo 16 (dezesseis) anos de idade e no máximo, 21 (vinte e um) anos de idade, completados até 31 de dezembro do ano do concurso (ano anterior ao da matrícula no CFG do IME).

 

Os interessados devem ficar atentos ao período de inscrição que vai do dia 30 de junho de 2021 até o dia 17 de agosto do mesmo ano, a inscrição é total e exclusivamente online, ela deve ser feito no site http://www.ime.eb.mil.br/. A taxa de inscrição é de R$ 100,00

 

Especialidades de Engenharias Oferecidas

Fortificação e Construção (Engenharia Civil), Eletrônica, Comunicações, Elétrica, Mecânica e de Armamento, Mecânica e de Automóveis, Materiais, Química, Cartográfica e Computação.

Obs.: A escolha da especialidade de Engenharia será realizada ao final do Ciclo Básico, de acordo com a classificação alcançada pelo(a) candidato(a) no referido ciclo e de acordo com os números de vagas e especialidades estipulados anualmente pelo Estado-Maior do Exército.

 

O candidato terá que passar por 4 etapas, são elas:

  • Exame Intelectual (EI);
  • Inspeção de Saúde (IS);
  • Exame de Aptidão Física (EAF); e
  • Processo de Heteroidentificação (PH).

A 1ª Fase constará de 1 prova objetiva de matemática, de física e de química, de caráter eliminatório, e que compreenderá 40 questões (15 de matemática, 15 de física e 10 de química).

A 2ª Fase constará de 5 (cinco) provas discursivas das matérias específicas (Matemática, Física, Química, Português e Inglês), eliminatórias e classificatórias com os respectivos pesos especificados nas IRCAM/IME. A redação terá caráter apenas eliminatório.

 

Cidade de realização das Provas Escritas:

Belém – PA; Belo Horizonte – MG; Brasília – DF; Campinas – SP; Campo Grande – MS; Curitiba – PR; Fortaleza – CE; Goiânia - GO; Juiz de Fora – MG; Manaus – AM; Porto Alegre – RS; Recife – PE; Rio de Janeiro – RJ; Salvador – BA; São José dos Campos – SP; São Paulo – SP; Teresina - PI; Vila Velha – ES.

 

Edital CFG/Ativa: https://www.concursosmilitares.com.br/concursos-abertos/edital2021/edital-ime-vestibular-ativa-2021-2022.pdf

Edital CFG/Reserva: https://www.concursosmilitares.com.br/concursos-abertos/edital2021/edital-ime-vestibular-reserva-2021-2022.pdf

Programa de matérias: https://www.concursosmilitares.com.br/concurso-ime-vestibular/programa-de-materias.pdf