Sisu: Começa hoje a matrícula dos selecionados em chamada única

Começa hoje e vai até o dia 16 o período de matrícula para selecionados em chamada única no Sisu (Sistema de Seleção Unificada) para o segundo semestre de 2021. Foram disponibilizadas 62.365 vagas em universidades e outras instituições de ensino superior. Quem não for selecionado pode entrar na lista de espera, entre 10 e 16 de agosto. O resultado dessa lista será divulgado no dia 18, com a convocação para a matrícula no dia 19.

Pode participar do Sisu quem fez o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e tenha tirado nota acima de zero na redação. A seleção é feita com base nas notas que o candidato tirou na prova, mas o método de escolha varia conforme o curso e a instituição. Isso porque os pesos das notas em cada matéria são diferentes, conforme a área de interesse. Durante a inscrição, o candidato pode escolher até dois cursos superiores, com a possibilidade de alterar as opções até o encerramento das inscrições. Como a nota de corte de cada curso é atualizada diariamente, o estudante ainda não selecionado precisa ficar de olho no site do programa, para acompanhar as mudanças.

Qual o calendário do Sisu 2021/2?

Inscrições - 3 a 6 de agosto

Resultado chamada regular - 10 de agosto

Prazo para lista de espera - 10 a 16 de agosto

Matrícula chamada regular - 11 a 16 de agosto

Convocação de candidatos em lista de espera - 19 de agosto.

O Sisu tem cotas? Sim. As vagas serão distribuídas de acordo com a chamada Lei de Cotas, nº 12.711/2012. Como política de ações afirmativas, algumas instituições oferecem vagas reservadas. Outras adotam um bônus na nota do candidato.

Qual a nota de corte do Sisu? A nota de corte é a menor nota para ficar entre os selecionados na modalidade que foi escolhida em um determinado curso. O cálculo é feito com base no número de vagas.