LEIA OS TEXTOS ABAIXO

 

TEXTO I

“Senado propõe incentivos ao transporte coletivo e alternativo Apesar de a execução das políticas de transporte público estar nas mãos dos municípios ou, no caso de regiões metropolitanas, dos estados, há cada vez mais envolvimento do governo federal na elaboração de programas que possam melhorar a mobilidade urbana, além dos financiamentos às obras realizadas nas cidades com vistas à Copa do Mundo de 2014. O Senado trabalha em projetos para desonerar a operação do transporte coletivo e diminuir os custos para a população. Entre eles, destacam-se a desoneração da cadeia produtiva do transporte coletivo e a gratuidade para estudantes. O principal caminho proposto pelo Congresso Nacional para baratear a tarifa são os incentivos tributários da União, estados e municípios às empresas, (... ) A expectativa é de que a medida provoque redução de até 10% no preço das passagens do transporte público bem como a instituição do passe livre estudantil.”

FONTE: Revista Em Discussão,  Ano 4, Nº 18, novembro de 2013. http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/emdiscussao/ Upload/201305%20-%20novembro/pdf/em%20discuss%C3%A3o!_novembro_2013_internet.pdf

TEXTO II

“Apenas 38% dos municípios têm transporte coletivo próprio Um bom serviço público de transporte coletivo é privilégio de muito poucos brasileiros. Na verdade, a simples presença de tal serviço, mesmo que de má qualidade, não é a realidade para a maioria das cidades. A Pesquisa de Informações Básicas Municipais do IBGE, de 2012, constatou que o transporte coletivo por ônibus está presente em apenas 2.114 dos 5.565 municípios, 38% do total. No entanto, a existência é realmente forte apenas nos maiores centros urbanos — em todos com mais de 500 mil habitantes e em 94,9% dos que têm entre 100 mil e 500 mil moradores. Nas Regiões Sudeste (52,3%) e Sul (51,3%), foram verificados os maiores percentuais de municípios com existência de transporte por ônibus. Em seguida vêm o Centro-Oeste (26,8%), o Norte (23,1%) e o Nordeste (22,4%).”

FONTE: Revista Em Discussão,  Ano 4, Nº 18, novembro de 2013. http://www.senado.gov.br/noticias/jornal/emdiscussao/ Upload/201305%20-%20novembro/pdf/em%20discuss%C3%A3o!_novembro_2013_internet.pdf

TEXTO III

“Sistema de Transporte Público em Curitiba"

Muito antes do mundo se preocupar com o aquecimento global, Curitiba já tinha sido planejada para reduzir as emissões de carbono oferecendo às pessoas um sistema de transporte a um só tempo confortável, rápido, eficiente e econômico: o ônibus. A implantação do Sistema de Transporte Coletivo começou no início dos anos 1970, quando os Eixos Norte e Sul receberam canaletas exclusivas para o Ônibus Expresso, especialmente projetado para o Sistema, que começou a rodar em 1974. As ruas paralelas, à esquerda e à direita dos Eixos, converteram-se em Vias de Tráfego Rápido, com mão única em sentidos opostos (Centro-Bairro e Bairro-Centro). E, ladeando as canaletas, também com mão única em sentidos diferentes, as Vias de Tráfego Lento. Terminais de integração para receber os Ônibus alimentadores dos bairros mais distantes completaram a integração do sistema. Por toda extensão dos Eixos do Expresso, perto das moradias, surgiram lojas de comércio e serviços que, antes, só se encontravam no centro da cidade. Solucionavam-se, enfim, vários problemas de uma só vez. Menos automóveis nas ruas, trânsito mais organizado, menos poluição. Mais conforto, mais rapidez e mais economia para o usuário. Aos poucos, os curitibanos descobriam que era bom morar perto do caminho dos ônibus. Com uma direção definida, a cidade cresceu ao longo dos Eixos do Sistema de Transporte Coletivo.”

(TRECHO ADAPTADO) FONTE: http://www.biocidade.curitiba.pr.gov.br/biocity/33.html

Com base nos textos de apoio e em seus conhecimentos gerais, construa um texto dissertativo-argumentativo, de 25 (vinte e cinco) a 30 (trinta) linhas, sobre o tema:

 “Os transportes públicos no Brasil”

 

OBSERVAÇÕES:

1. Seu texto deve ter, obrigatoriamente, de 25 (vinte cinco) a 30 (trinta) linhas.

2. Aborde o tema sem se restringir a casos particulares ou específicos ou a uma determinada pessoa.

3. Formule uma opinião sobre o assunto e apresente argumentos que defendam seu ponto de vista, sem transcrever literalmente trechos dos textos de apoio.

4. Não se esqueça de atribuir um título ao texto.

5. A redação será considerada inválida (grau zero) nos seguintes casos: – texto com qualquer marca que possa identificar o candidato; – modalidade diferente da dissertativa; – insuficiência vocabular, excesso de oralidade e/ou graves erros gramaticais; – constituída de frases soltas, sem o emprego adequado de elementos coesivos; – fuga ao tema proposto; – texto ilegível; – em forma de poema ou outra que não em prosa; – linguagem incompreensível ou vulgar; e – texto em branco ou com menos de 17 (dezessete) ou mais de 38 (trinta e oito) linhas.

6. Se sua redação tiver entre 17 (dezessete) e 24 (vinte quatro) linhas, inclusive, ou entre 31 (trinta e uma) e 38 (trinta e oito) linhas, também inclusive, sua nota será diminuída, mas não implicará grau zero.