INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "Consumo consciente de recursos naturais"
 
Texto I

consumidor consciente, sob a perspectiva ecológica, é aquele que se preocupa como seu bem estar, com a sociedade atual e com a qualidade de vida das gerações futuras e com a expectativa de estar contribuindo para a melhoria da qualidade de vida de todos. O consumidor consciente sabe que pode ser um agente transformador da sociedade por meio do seu ato de consumo e, desta forma, tenta buscar o equilíbrio entre a sua satisfação pessoal e a sustentabilidade, maximizando os impactos positivos e minimizando os negativos de suas escolhas de consumo. Logo, pode-se entender que o consumo consciente é um modo de vida que valoriza a responsabilidade com o meio ambiente como forma de preservar e manter um meio social com maior qualidade; sendo este uma escolha do indivíduo que toma para si esta consciência ambiental e a transforma em ações no dia a dia capaz de mobilizar outras pessoas.

Dito isto, pode-se dizer que o consumo consciente é caracterizado por quatro dimensões: consciência ecológica, economia de recursos, reciclagem e planejamento do consumo. A consciência ecológica espelha a fase de aquisição de um bem, indicando a preferência dos consumidores por produtos, serviços e empresas ecologicamente corretos. Essa dimensão é apoiada a partir de atitudes que mobilizam a sociedade com relação aos cuidados com o meio ambiente e a prática do consumo consciente. A economia de recursos indica a fase do uso do bem adquirido, tendo como destaque a racionalização ou a redução do desperdício de recursos, tais como água e energia elétrica. Nesta fase também há a busca por uma maior utilização dos meios alternativos de transporte (gerando menos impactos negativos), tais como caminhada, bicicleta e transporte coletivo em substituição ao carro. A reciclagem retrata a fase de descarte do bem, com práticas que permitam a reutilização e reaproveitamento de materiais, como a separação dos produtos descartados para serem reaproveitados novamente. Esta etapa lembra os cuidados com o meio ambiente no fim do ciclo de vida dos produtos, referindo-se ao comportamento ambiental. Por fim, o planejamento do consumo é refere-se à compra de produtos usados e à preocupação em reutilizar os produtos sempre que assim for possível. Este planejamento do ato de quando, como e por que consumir representa a propensão a um estilo de vida mais simples, menos consumista, que gera menos impactos negativos no meio ambiente, e desta forma otimiza-se o uso racional dos recursos.

Portanto, o consumo consciente é um estilo de vida voluntário, cotidiano e solidário que busca garantir a sustentabilidade da vida de forma equilibrada para que tanto a atual quanto as gerações futuras possam desfrutar dos recursos do planeta.

Fonte:https://www.infoescola.com/desenvolvimento-sustentavel/consumo-consciente/#:~:text=O%20consumo%20consciente%20ou%20sustent%C3%A1vel,e%20a%20reciclagem%20dos%20materiais.

 

Texto II

 

As pessoas estão dando mais valor ao consumo consciente, revela pesquisa

Anualmente, desde 2013, a Good Must Grow, uma consultoria de marketing socialmente responsável, realiza um estudo que analisa o comportamento de consumo de cidadãos norte-americanos. Em 2020, o índice mostrou que os consumidores estão mais dispostos a adotar medidas de consumo consciente, consumindo menos, fazendo doações para instituições de caridade e dando preferência a produtos e serviços de empresas socialmente responsáveis.

Segundo a empresa, essa “recuperação da bondade” veio em um momento em que aproximadamente um quarto dos cidadãos dos Estados Unidos relataram um declínio na renda familiar, no bem-estar geral ou em ambos. O índice #CCSIndex é calculado com base na importância que os consumidores relatam dar a empresas socialmente responsáveis, a ações tomadas para apoiar tais produtos e serviços e a intenção futura de aumentar a quantidade que gastam com organizações de filantropia. Em 2020, houve um salto de 15% para 46% em uma escala de 100 pontos no comportamento de consumo consciente entre os norte-americanos – pontuação mais alta desde 2017.

Em comunicado à imprensa, Heath Shackleford, fundador da Good Must Grow, explica que os resultados revelam uma mudança no senso de comunidade e na consciência das pessoas, que estão começando a perceber a importância do papel individual de cada cidadão, através do consumo consciente, nas mudanças que gostaríamos de ver no mundo.

 

Fonte: https://www.ecycle.com.br/6414-consumo-consciente.html