Educação financeira: o que é e qual a sua importância?

 

A educação financeira auxilia na mudança do comportamento financeiro de um indivíduo. E para entender a importância da educação financeira não precisamos ir muito longe, basta saber da alta taxa de endividamento no Brasil.

De acordo com o Peic (Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor) 56% das famílias no país estão endividadas. O Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) também fez uma pesquisa e identificou que existem 58 milhões de pessoas negativadas no Brasil.

Você pode pensar que este alto índice é devido à situação econômica desfavorável na qual o Brasil se encontra. Porém, em anos anteriores, quando a situação econômica estava mais equilibrada, o índice de endividamento também era alto, com uma média de 60,7% entre 2010 e 2011.

Esses dados demonstram uma falha na educação financeira da sociedade e como o desconhecimento deste assunto pode ser prejudicial para o indivíduo.

O que é a educação financeira?

Mas, afinal, o que é educação financeira? Esse não é um assunto ensinado durante o colégio e tampouco na graduação, exceto quando os cursos são voltados para a área financeira.

A educação financeira ensina o indivíduo a organizar seus gastos, diminuindo as despesas e economizando. Além disso, ela permite entender as melhores ações e investimentos para o seu dinheiro.

Na vida pessoal e familiar, ela auxilia na hora de fazer uma viagem, comprar algum bem material (móveis, roupas, brinquedos) ou realizar um financiamento. Já na vida empresarial, é possível investir nas opções que possibilitarão maior retorno para a empresa, aumentando, dessa forma, o lucro.

 
Aprenda a organizar seu dinheiro com a educação financeira.

E qual a importância da educação financeira?

Com a educação financeira, as pessoas evitam as temidas dívidas. Ninguém gosta de ficar endividado e passar o mês inteiro pensando como vai fazer para quitar suas contas. Por isso, é preciso mudar a forma como uma pessoa se comporta em relação às suas finanças.

Com base em conceitos financeiros, ensina-se por meio da teoria quais são os conhecimentos, habilidades e confiança para tomar as melhores decisões financeiras. Dessa forma, é possível liquidar as dívidas e ainda fazer uma reserva para situações futuras.

Quais são as vantagens?

Utilizando a educação financeira, as pessoas passam a entender a importância do controle orçamentário e, como vantagem, elas conseguem:

Acabar com as dívidas

Já pensou realizar o sonho de não ter dívidas? Com a educação financeira, um dos aprendizados é conter seus impulsos. Por exemplo, evitando aquelas promoções para comprar roupas, calçados, aparelhos eletrônicos, utensílios domésticos ou qualquer outra coisa sem necessidade, usando como justificativa a frase habitual “eu comprei porque estava barato”.

A partir do momento em que você consegue se organizar e utilizar o dinheiro que antes era gasto comprando coisas desnecessárias, é possível utilizar tais valores para antecipar o pagamento de parcelas e liquidar as dívidas de forma mais rápida.

Depois de pagar o que deve, é possível começar a investir ou guardar dinheiro para uma necessidade futura.

Reduzir o stress

Quando as finanças não estão em dia é quase impossível não ficar estressado. Passar o mês pensando em como se vai arrumar dinheiro para pagar todas as contas é aterrorizante. Quantas pessoas recebem o salário em um dia e no outro já gastaram tudo sem nem saber onde?

Utilizando a educação financeira você sabe quanto ganha, quanto pode gastar e em que deve gastar. Com esse conhecimento, é possível passar o mês tranquilo sabendo que todas as contas vão ser pagas e você não vai precisar ficar arrumando desculpas para dispensar os convites para jantar com os amigos.

 
Acabe com o stress das contas utilizando a educação financeira.

Padrão de vida agradável

Todo mundo quer ter uma vida confortável e não é necessário ser rico para conseguir. Educando-se financeiramente é possível manter um padrão de vida agradável.

Não é preciso ficar contando as moedas para comprar alguma coisa que esteja precisando ou tem vontade. Também é possível comprar itens mais caros ou fazer aquela viagem de férias que você sempre sonhou.

Organizando suas finanças, você paga todas as contas, planeja as futuras compras e ainda reserva um pouco de dinheiro para emergências.

Saber onde investir

Além de aprender a controlar os gastos e poupar dinheiro, você aprende a identificar o melhor investimento. Ao contrário do que alguns pensam, a poupança não é a única forma existente no mercado.

Existem várias opções de investimento e nenhuma dela é a melhor, pois depende dos seus objetivos e da sua disposição para correr riscos. Afinal, quanto mais rentável o investimento, maior o risco. Consequentemente, quanto menor o risco, menor será a rentabilidade.

Antes de investir, é preciso analisar as opções e identificar aquela que você entende e consegue ter sem perder sua tranquilidade. A quantidade de dinheiro poupado por mês e a forma como esse dinheiro é investido pode determinar o enriquecimento.

A importância da educação financeira para aumentar sua rentabilidade.

Como se educar financeiramente?

Agora que você já sabe a importância da educação financeira, é hora de agir. Uma opção é procurar por livros de profissionais especialistas no assunto. Também é possível encontrar informações pela internet, em site, blog e canal do Youtube, onde são apresentadas informações a respeito desse tema.

Uma terceira e excelente opção é fazer cursos. Trata-se de uma via interessante, pois é mais fácil aprender quando se tem um material adequado, estruturado e de qualidade.

Uma empresa que oferece esse tipo de curso é a Barkus, onde você aprende a controlar suas finanças de verdade, com muita mão na massa e conteúdos disponíveis. São fornecidos cursos relacionados à educação financeira, ao mercado financeiro e sobre como investir seu dinheiro.

A Barkus busca ampliar os horizontes e ajudar os jovens a alcançar seus sonhos e objetivos financeiros por meio da educação financeira e do empreendedorismo. Para saber mais acesse o nosso site!

Aprenda educação financeira fazendo cursos

Educar-se financeiramente pode ser uma tarefa difícil. Será necessário cortar gastos e abrir mão de algumas coisas de que você gosta. Mas tenha em mente que essa mudança vai valer a pena! Pode ser mais fácil quando você faz um curso que ensina como prosseguir.

Lembre-se de que o objetivo da educação financeira é melhorar sua qualidade de vida e garantir uma segurança futura.

Gostou do artigo sobre a importância da educação financeira? Então, compartilhe nas mídias sociais. Aproveite para ter mais dicas sobre o assunto em nosso blog e não deixe de comentar aqui ao colocar em prática!

 Fonte: https://barkus.com.br/site/2018/06/13/educacao-financeira-o-que-e-e-qual-a-sua-importancia/#:~:text=A%20educa%C3%A7%C3%A3o%20financeira%20ensina%20o,investimentos%20para%20o%20seu%20dinheiro.

 

A partir das ideias apresentadas no texto base e no seu conhecimento de mundo, desenvolva um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: A IMPORTÂNCIA DA EDUCAÇÃO FINANCEIRA NO BRASIL.