O Futuro do Emprego, do Trabalho e da Qualificação Profissional

 

 
 
 

Estamos observando nas últimas décadas mudanças significativas no modo de se trabalhar e de se empregar. O emprego e o trabalho mudaram muito a forma de existir. Vemos uma evolução significativa em diferentes profissões, a tecnologia tem papel de grande importância pois muda a forma como as atividades são realizadas.

O conceito de emprego define o mesmo como uma série de tarefas pré determinadas em troca de uma remuneração definida. Empresas e organizações contratam pessoas para executarem essas tarefas. O emprego é a forma do profissional conseguir renda para sobreviver. O Trabalho está ligado a projetos, ideias, uma visão a ser realizada. O Trabalho está mais ligado a realização de sonhos, o emprego pode ser definido como uma atividade para se sobreviver.

Entender os conceitos de trabalho e emprego é um desafio, muitas vezes existe uma linha muito tênue sobre um e outro. O emprego tem como característica fazer atividades diárias muito específicas que no âmbito geral fazer parte de todo o processo produtivo da empresa. Quem realiza estas tarefas tem como uma de suas denominações de empregado.

Com a revolução tecnológica o emprego tem mudado muito. A necessidade do aumento da produtividade aliada a cada vez maior do uso de máquinas provoca uma corrida dos profissionais a se qualificar para poderem continuar atuando. As máquinas provocam o desemprego, onde antes trabalhavam muitas pessoas hoje são poucas.

O desemprego cresce de forma vertiginosa, os culpados são diversos, os mais comuns de se falar são as próprias empresas e a economia estagnada. Outros motivos também são importantes porém pouco debatidos. A falta de qualificação e até o pouco interesse em buscá-la é uma delas. Com a necessidade de maior conhecimento técnico e habilidades interpessoais muitas pessoas não conseguem voltar ao mercado de trabalho.

As relações trabalhistas tem mudado, busca-se uma maior flexibilização da forma de se trabalhar, dos direitos e deveres para que se possa manter o emprego. Os profissionais que atuam em todas as áreas precisam constantemente ver o que há de novo nas suas áreas para manter-se em dia com as necessidades do mercado.

Os trabalhadores precisam acordar, podem e devem exigir das empresas melhores condições de trabalho e salário das empresas. Por outro lado para terem mais peso nos seus questionamentos devem fazer a sua parte, devem ver o que o mundo exige e irá exigir do mundo do trabalho e aprender novas formas de fazer o que deve ser feito.

Todo ano o mercado recebe milhares de jovens que se formam nas unidades, estes jovens hoje não buscam emprego, buscam trabalho, com isso muitas empreendem em suas áreas. Este fenômeno tem ocorrido pelas facilidades existentes e porque ser empregado não satisfaz mais os jovens, eles desejam trabalhar sem ter que responder a um chefe. O mundo precisa se adaptar, precisa compreender melhor essa realidade e as mudanças no mundo do trabalho. Somente com isso o problema do desemprego irá ser enfrentado de frente e os índices irão diminuir.

Fonte: https://medium.com/@julianomeninitrindade/o-futuro-do-emprego-do-trabalho-e-da-qualifica%C3%A7%C3%A3o-profissional-9e40062e3fee

A partir do cenário delineado por essas constatações, redija uma dissertação argumentativa sobre o tema "A qualificação e o futuro do emprego" e nos envie para correção!