INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: “ A abordagem policial e os casos de abuso polícia na sociedade.”
 
Texto I 

 

No Brasil é consenso que a polícia mata muito. Todos sabem que fugir de bandido é tão perigoso quanto da polícia. As mortes são recorrentes, de norte a sul do país. Até então, os pobres eram os maiores alvos da violência e truculência policial. De uns tempos para cá, essa onda atinge a classe média. E parte da elite.

Casos recentes, em nossa memória, mostram o quão as ações da polícia são brutais. Aliás, perdas trágicas. Lamentáveis. [...]

Em todos os casos, houve uso excessivo de força. Mais: faltou aos policiais um mínimo de bom senso. Outra coisa: é absurdo afirmar que as ações da polícia foram corretas do ponto de vista técnico. Mentira. Todos foram fuzilados covardemente. Por que isso ocorre? Porque a formação é precária e fragmentada. Ruim. Conteúdos como cidadania, direito do cidadão e formação humanística são desprezados. 

Na verdade, formamos policiais sem preparo para lidar com situações desfavoráveis. Privilegia-se a truculência. É mito imaginar que a violência policial é recente. Existem registros da década de 60. Na realidade, nem tudo está perdido: ninguém nega que existem bons agentes que cumprem a Lei e respeitam o cidadão. Esses bons profissionais devem ser, sem dúvida, valorizados pelo seu trabalho. 

 

Trecho retirado da fonte: https://meuartigo.brasilescola.uol.com.br/atualidades/a-violencia-policial-papel-sociedade-midia.htm

 

Texto II

 

[...]

Por isso, é preciso que se destaquem alguns pontos que alicerçam a violência policial, tais como: a) atuação do Estado em distintas regiões e em relação a diferentes pessoas, sobretudo em relação ao aspecto de raça e de classe; b) o formato e o modelo atual de polícia, do ponto de vista estrutural, fomentam uma ação violenta; c) existe uma legitimidade social para esse agir violento da polícia, combinada com a espetacularização da violência.

Dessa forma, o maior desafio é como diminuir a violência e a letalidade policiais. Entretanto, é necessário pensar, também, no policial enquanto ser humano e  trabalhador, que atua sob pressão, com risco iminente de morte, falta de reconhecimento profissional, falta de estrutura adequada de trabalho, salário baixo e, ainda, com perseguições do poder dominante que arquiteta remoção de policiais para locais distantes, como forma de “punição”. Além disso, a assistência a familiares do policial é fundamental nesse processo.

[...]

 

Trecho retirado da fonte: https://www.justificando.com/2020/02/04/reflexoes-sobre-a-violencia-policial/