INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "A persistência do racismo no comércio popular"
 

Texto I

 

 

Fonte: http://www.juniao.com.br/

 

Texto II

 

Há uma máxima que diz que todo brasileiro tem o pezinho na África. Mas alguns têm bem mais do que isso. “Têm o pé, a perna, a alma, o coração. Um estudo mostrou que, numa determinada época, havia aqui um europeu para cada africano. Isso mostra que também fomos colonizados por eles, tanto que vemos a presença muito forte da África na nossa culinária, na nossa música, no nosso vocabulário e até na no nosso vocabulário e até na nossa cor”, ressalta o jornalista Carlos Alberto Jr., diretor de um projeto que tenta detectar as origens africanas de 150 brasileiros. 

 

Fonte: <http://divirta-se.uai.com.br/app/noticia/cinema/2015/08/09 /noticia_cinema,170467/serie-documental-submete-150-brasileiros-a-testes-de-dna-para-descobri.shtm> Acesso em: 11 jan. 2016 

 

Texto III

 

A Iniciativa Empresarial é uma plataforma de coordenação entre agentes empresariais e sociedade civil, justamente porque entendemos que para mudar essa questão do racismo é necessário chamar aqueles que têm poder de decisão e de transformação. A proposta é construir pontes para avançar quanto à presença de negros nas corporações. O movimento começou em 2015, e justamente com a constatação de que, entre 2010 e 2015, quadruplicou o número de negros no ensino superior, mas praticamente não se mexeu no mercado de trabalho. O que se discutia antes é de que negros não eram contratados porque não tinham formação universitária. Agora que têm, por qual razão não são contratados? Hoje, entre empresas e órgãos de classe, são 61 empresas signatárias desse movimento, que respondem pela receita de R$ 1,2 trilhão e envolvem 900 mil colaboradores diretos. São empresas que têm interesse de aprimorar e rever suas práticas. As companhias se comprometem a estabelecer 10 compromissos pela inclusão racial, que vão desde comprometimento de executivos até comunicação das ações adotadas. Por trás de cada compromisso, há ferramentas de gestão, métricas e indicadores. Por isso, a gente orienta as empresas a começarem pelo compromisso que está mais próximo da sua realidade. E quando estiver bem implementado, passa para o próximo. Temos objetivo de chegar em 2024 com pelo menos 8% de negros nos quadros executivos. Criamos, também, banco de talentos, programas de mentoria e de qualificação. Mas ainda temos um longo caminho.

 

Fonte: https://www.iniciativaempresarial.com.br/vidas-negras-importam-e-a-persistencia-do-racismo/