INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "Causas e consequências da desindustrialização no Brasil"
 
Texto I

 

Comparando-se o nosso crescimento com os demais países em desenvolvimento, que foi em média 3% ao ano e aos países ricos que foi de 1,7% ao ano, vemos que estamos caminhando para uma estagnação[1]. O que Lênin já afirmava em relação ao imperialismo, a existência de uma “tendência para a estagnação e para a decomposição, inerente ao monopólio que continua a operar e em certos ramos da indústria e em certos países há períodos em que consegue impor-se”.

Nos anos de 1980, estávamos ainda em um quadro de uma política econômica desenvolvimentista, então, nossa economia paralisou, devido a uma grande crise financeira: a crise da dívida externa.  Essa crise ocorrida devido a uma estratégia equivocada do governo Geisel, que achava que deveríamos crescer com poupança externa (com déficit em conta corrente). Desde 1964, os governos militares indexaram a economia, fazendo com que a crise financeira transformasse em alta inflação inercial[2], paralisando assim o desenvolvimento econômico.

[...]

Nosso baixo crescimento está, portanto, relacionado com a desindustrialização que vem desde os anos de 1980, conforme o gráfico abaixo, sendo que nossa participação na indústria de transformação no PIB estava em torno de 27% contra 11% em 2018.

[...]

 

Fonte: https://www.brasildefatomg.com.br/2019/09/17/artigo-or-o-processo-de-desindustrializacao-do-brasil 

 

Texto II

 

Desindustrialização e desemprego

Com a precariedade no setor industrial de alta tecnologia, surge a falta de reposição profissional. As empresas não conseguem absorver as pessoas com qualificação técnica e, desta forma, essa parcela da população migra para empregos com remuneração menor, processo conhecido como uberização.

A desindustrialização representa de forma sintomática um processo de desvalorização em todos os segmentos. Assim, aponta sintomaticamente para a intervenção da finança intercontinental na economia e política brasileiras.

Nos períodos anteriores à década de 1980 o país já demonstrou capacidade de desenvolvimento atrelada ao capital humano e processamento de recursos naturais. Assim, verifica-se que a chegada do neoliberalismo naquele período, apoiado em uma política de enfraquecimento do Estado, privatizações, baixo índice de investimento no setor educacional e economia focada somente na exportação, impossibilitou o crescimento industrial do Brasil.

 

Fonte: https://www.infoescola.com/economia/desindustrializacao-do-brasil/