INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "A importância do movimento feminista na luta pelos direitos das mulheres"
 
Texto I

 

Ao longo da história, as mulheres necessitaram batalhar pelos seus direitos.

Para compreender o movimento do feminismo deve-se primeiro entender o conceito da palavra. Em uma busca rápida pode-se encontrar alguns conceitos, dentre eles, a definição de que o “feminismo é a ideologia que defende que as mulheres devem ter os mesmos direitos que os homens”. Tomando esse conceito como base, de uma forma ampla, pode-se afirmar que qualquer pessoa que acredita que homens e mulheres devem ter os mesmos direitos, pode ser considerada feminista.

Porém, ainda existe muito equívoco sobre o feminismo, falta de informação, preconceito ou até mesmo o ensino passado pela cultura da pessoa pode influenciar a não compreender a importância da defesa dessa causa.

 

Preconceito

Ao decorrer dos tempos, a luta feminista vem tomando força, porém, a falta de entendimento de muitas pessoas permite que ainda existam frases preconceituosas que não representam o feminismo

Frases do tipo “não precisa ser feminista, as mulheres já conseguiram seu espaço” ainda podem ser ouvidas na sociedade.

Existe uma importância em utilizar o termo feminista ao invés de outro, pois usá-lo é lembrar que essa luta são por todas as mulheres que foram oprimidas pelo machismo e pelo modelo de sociedade patriarcal

Desde a criação da luta feminista surgiram pessoas que tentaram tirar a importância do movimento, criando até termos pejorativos ao movimento, como o termo “feminazi”, amplamente confundido com feminista, sendo duas causas totalmente diferentes.

Segundo definições do conceito, “feminazi” seria a militante mais extremista, que apoia a supremacia feminina. Já o termo feminista busca de uma forma ampla a igualdade entre homens e mulheres. Porém, vale ressaltar que o termo “feminazi” surgiu meramente para tentar denegrir o movimento feminista das mulheres. O termo “feminazi” faz apologia à postura combativa entre homem e Mulher, como que há um ser mais superior que o outro, e não é isso que o feminismo objetiva.

 

A luta feminista

O machismo tão presente na cultura brasileira é um dos maiores motivos de morte de mulheres. O feminismo consiste em uma luta que vem salvando muitas mulheres que lutam hoje, pelos seus direitos e pela igualdade de gênero, a fim de contribuir para as futuras gerações.

Mesmo com alguns avanços, vale salientar que a luta é constante, pois, enquanto ainda existir desigualdade, machismo, preconceitos e mortes, haverá motivos para soltar a voz e gritar por todas aquelas mulheres que foram ou estão sendo silenciadas

 

Fonte: http://www.justicadesaia.com.br/a-importancia-do-feminismo-na-luta-pelos-direitos-das-mulheres/ 

 

Texto II

 

Movimento feminista

Ao se aprofundar na história do movimento, é muito comum encontrar termos diferentes como feminismo radical, feminismo liberal e ondas do feminismo. Isso acontece em função dos diversos marcos históricos que a luta teve.

Com a consolidação do capitalismo e o crescimento da desigualdade de gênero, as demandas das mulheres se tornaram diferentes. Afinal, a luta de uma mulher burguesa não era a mesma de uma mulher da periferia, assim como o combate contra o machismo não é o mesmo nos Estados Unidos e na França.

Isso quer dizer que, em cada canto do mundo, diferentes histórias começaram a se desenvolver, dando base para a criação de várias vertentes do feminismo.

Para esclarecer como o movimento surgiu e quais foram seus principais marcos, a academia desenvolveu conceitos para nomear cada era do feminismo, separando por data e objetivo de luta. Assim, essas eras foram chamadas de ondas e são estudadas até hoje.

 

Desafios do feminismo

Embora muito tenha sido desenvolvido com a luta feminina, ainda existem muitos desafios a serem ultrapassados para garantir direitos iguais entre os gêneros. Um dos mais presentes hoje em dia é a violência contra a mulher, sobretudo nas famílias e nos relacionamentos.

E mais, o mercado de trabalho ainda apresenta disparidades nos cargos e remunerações, tanto no mundo artístico quanto no empresarial. Em outras palavras, existem casos em que as mulheres trabalham tanto quanto os homens e recebem menos, evidenciando a desigualdade entre gêneros.

 

Fonte: https://www.stoodi.com.br/blog/historia/feminismo-o-que-e/