INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "O aumento de ocorrências de crimes cibernéticos, especialmente em tempos de pandemia"

 

Texto I 

 

Em uma primeira análise, é válido compreender, o conceito formal de crime, em que parte do pressuposto de que crime consiste numa violação a lei penal incriminadora, uma atitude que pode ser cometida por um grupo de pessoas ou única pessoa.

Sendo assim, crimes cibernéticos que também são chamados de virtuais ou eletrônicos são atividades ilícitas que tem como alvo ou faz uso de um computador ou algum aparelho conectado em rede. Eles podem atingir uma única pessoa ou várias pessoas ao mesmo tempo, e tem finalidades diversas, mas a maioria dos casos tem como finalidade o lucro. Cabe salientar um mesmo crime pode ser praticado em vários lugares ao mesmo tempo.

Entendem-se como crimes cibernéticos, fraude por e-mail ou internet também conhecida como ‘‘Phishing” em que há várias espécies e a mais recorrente ocorre quando falsos e-mails aparentam ser de empresas reais enviam links levando o sujeito a um endereço fraudulento para ter acesso as informações pessoais e bancárias. O uso de software falso é um crime que é cometido através da instalação de softwares que vão roubar os seus dados pessoais para utilizá-los para a falsificação de cartões de créditos . A criação de perfis falsos é um crime bastante assíduo na pandemia, pessoas e empresas de alta influência nas redes sociais estão sofrendo ataques por pessoas criarem perfis utilizando seu nome e assim divulgar conteúdos mentirosos e gerar vários problemas. Juntamente com o crime da criação de perfis falsos, os crimes contra a honra estão em alta durante a pandemia, previstos nos artigos 138, 139 e 140 do Código Penal Brasileiro: Calúnia; Difamação e Injúria. Para a ocorrência do crime de calúnia é essencial que haja atribuição falsa de crime, já a difamação é retirar o crédito de determinada pessoa, atribuir publicamente um fato especifico negativo e que esse fato não pode ser considerado crime. Por fim, injúria é atribuição de palavras, ofensas a alguém atingindo sua honra e moral.

Tal fato acontece devido à implementação forçada do trabalho remoto das empresas durante a pandemia, os funcionários necessitaram mudar a forma de trabalho para evitar dano à saúde com a infecção do novo vírus. Assim sendo, no contexto pandêmico que estamos vivendo com esse novo método de trabalho, aumentou-se o tanto de que as pessoas começaram a utilizar a tecnologia em suas casas e consequentemente também ocorreu o aumento do cibercrime.

Isso pode ser percebido através de dados da Kaspersky Lab os quais evidenciam que em março de 2020 houve um aumento de 124% de ataques a dispositivos móveis, o Brasil é a região mais afetada com ataques de malware diários durante os últimos 12 meses na América Latina, tendo 64,4% em proporção a sua população e esse aumento nos ataques cibernéticos, a maioria deles utilizando o COVID-19 como tema.

 

Fonte: https://jus.com.br/artigos/84536/o-aumento-do-crime-cibernetico-durante-a-pandemia-do-covid-19

 

Texto II

 

Com a expansão da Covid-19, a população passou a ficar ainda mais conectada por conta do isolamento social e home office. Diante de um maior tráfego de usuários na internet, as tentativas de crimes cibernéticos também cresceram. De acordo com a Minsait, uma empresa Indra, essas ocorrências tiveram um aumento de 75%.

A mudança adotada pela sociedade para exercer virtualmente atividades básicas como trabalhar, estudar e fazer compras também significou uma ampliação da superfície de ataque. Levantamentos da empresa revelam que práticas como phishing (tentativa de obter informações confidenciais de usuários) aumentaram mais de 50%. Outras técnicas como spam (publicidade em massa), vishing (realizar compras ou sacar dinheiro das vítimas) e smishing (golpes via SMS) foram massificadas logo nos primeiros dias do isolamento.

 

As principais descobertas detectadas pela Minsait são as seguintes:

  • 95% das violações de segurança estão relacionadas à negligência com cuidados básicos de segurança durante interações tecnológicas, tendo como seu principal vetor de ataque o phishing, para posterior elaboração de ações mais sofisticadas
  • 80% das grandes empresas em todo o mundo e 72% das empresas multinacionais não estão preparadas para a continuidade dos negócios diante de uma nova pandemia
  • 70% das organizações viram um aumento nos casos de ataques e/ou ameaças em seus sistemas
  • 35% das indústrias diminuíram seu orçamento para segurança cibernética durante esta pandemia

 

Fonte: https://www.revistacobertura.com.br/2020/12/22/crimes-ciberneticos-aumentam-75-na-pandemia-afirma-minsait/