INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "Violência contra a criança"

 

Texto I

discussão sobre os novos modelos de jornalismo que vieram a partir do avanço tecnológico, da mobilidade social e da abrangência nas formas de comunicação, mostra que a profissão passa por mudanças contínuas e importantes para a sua fase atual. A emergência da internet e de outras tecnologias já modificaram a maneira de se comunicar. Redações reduzidas e a mudança no fluxo de informações fazem parte da realidade do profissional de jornalismo. 

[...]

 

Essa inovação dos meios de comunicação, que reconfigura o que é jornalismo, acontece em grande velocidade e traz à tona o questionamento de quais serão os desafios para o profissional de comunicação nos próximos 10 anos.

 

A visão de profissionais da área

Para Denise Klein, jornalista e diretora de uma agência de assessoria de comunicação, nos próximos 10 anos, as assessorias de imprensa terão que ir além do atendimento à imprensa tradicional, assumindo papéis mais amplos, de orientação e treinamento de líderes, além de produzir conteúdos para meios mais diversificados. Será um cenário desafiador, que exigirá profissionais de múltiplas formações e que estejam em constante aprendizado, estudo e ação.

A jornalista Tati Braga, atualmente âncora do “Bom dia ES” e editora do “ESTV 1ª edição”, destaca que o cenário de mudanças do jornalismo está ligado aos avanços, que trazem plataformas diversificadas possibilitando meios variados de transmitir informações, e diz que o profissional deve estar atento ao mercado de novidades.O repórter do jornal O Globo, Chico Otávio, apontou em entrevista ao programa Observatório da Imprensa, da TV Brasil, um dos caminhos possíveis para a colocação do jornalista no contexto atual e futuro do mercado de trabalho.

 

Alternativas

Apesar das mudanças desafiarem a atividade do jornalista, existem possibilidades para que o profissional acompanhe os avanços, fazendo uso de diversos meios sem perder a essência, mantendo a qualidade e credibilidade.

Daqui a 10 anos, o cenário pode ser diferente, mas o jornalista continuará sendo, para a sociedade, peça fundamental no processo de construção de informação com humanidade.

 

Fonte: https://medium.com/@comunicacaointegradajornalismo/quais-s%C3%A3o-os-desafios-do-jornalismo-para-os-pr%C3%B3ximos-10-anos-c517503a63ee

 

Texto II

 

Quais são os desafios do jornalismo para os próximos 10 anos? | by  Comunicação Integrada | Medium

 

Fonte:https://miro.medium.com/max/2520/0*Lupu14InVfu3NOYG.jpg