INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "O impacto e a influência do ambiente familiar e social na construção de valores do indivíduo"
 
Texto I

 

Que a família é a base da sociedade, nós já sabemos. Que ela é alicerce e primeira escola na vida de qualquer ser humano, também. Mas por que a família é tão importante para o desenvolvimento e a formação de crianças e adolescentes? Preocupar-se com os filhos é algo natural no seio familiar. Pais sonham com as conquistas que eles terão quando adultos, almejam um futuro brilhante e desejam as mais belas vitórias para suas crianças. Criam uma rotina tão ou mais agitada quanto a de grandes executivos, com aulas de idiomas, esportes, artes e outras, para que estejam preparados no futuro para o mercado de trabalho.

Mas será só esse o papel da família? Certamente, não. Ela é a principal responsável pela educação de suas crianças; é o porto seguro que, de forma consciente e inconsciente, transmite valores e crenças que, ao longo do tempo, são absorvidos de acordo com os exemplos de atitudes e comportamentos dos adultos ao seu redor.

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Habilidades essenciais para o futuro

Quais habilidades socioemocionais precisam ser desenvolvidas desde cedo? São as habilidades mais complexas da inteligência, tais como: pensar antes de agir e reagir, colocar-se no lugar do outro (empatia), ser capaz de superar perdas e frustrações e interpretar comportamentos e sentimentos (os próprios e os dos outros). É muito importante também promover: autoconfiança, autoestima, autocrítica, postura empreendedora, entre outras. Todas essas funções e habilidades são capazes de levar as crianças a desenvolverem relações intra e interpessoais saudáveis, embasadas na ética e na honestidade — sem esperar demais a contrapartida. Dessa forma, a criança cresce sabendo respeitar as diferentes perspectivas, debater e não impor ideias, resolver conflitos, trabalhar em equipe e tantos outros ensinamentos que contribuirão para que sejam líderes de si mesmas. A seguir, veja alguns dos pontos de atuação mais importantes.

 

Desenvolvimento cognitivo

É dentro do ambiente familiar que as crianças começam a desenvolver suas habilidades. Por isso, é imprescindível que sejam estimuladas, logo nos primeiros passos, a fortalecer também as funções mais nobres de sua inteligência. Aspectos como linguagem, raciocínio, capacidade de abstração e de resolução de problemas são fomentados no ambiente familiar. É sabido que, desde o nascimento, o bebê começa a aprender e que essa prática só termina ao fim da vida. O ser humano é curioso, investigativo e apto a absorver informações, mas os primeiros anos de vida são essenciais para impulsionar o desenvolvimento da inteligência.

 

Inteligência emocional

O melhor caminho para formarmos filhos mais inteligentes emocionalmente é ensiná-los a educar suas emoções quando ainda pequenos, mas nunca é tarde para essa iniciativa. Da mesma forma que nos preocupamos com o bem-estar físico de nossas crianças, é preciso pensar em seu bem-estar emocional, na forma como elas protegem suas emoções e em como se relacionam com o mundo ao seu redor. É fundamental que as famílias invistam na saúde emocional de seus filhos, contribuindo para a prevenção de depressão, estresse, ansiedade, fobias, agressividade, entre outros transtornos psicológicos.

Para isso, é importante compreender que as crianças precisam vivenciar a sua infância. Elas têm necessidade de inventar, correr riscos, frustrar-se, ter tempo para brincar e se encantar com a vida. O envolvimento da família no desenvolvimento dos filhos é essencial, pois ela é parte insubstituível na vida de qualquer indivíduo. Isso significa poder dedicar mais tempo às nossas crianças: brincar mais com elas, levá-las para um passeio, sair da rotina de modo simples, mas significativo, com o objetivo de demonstrar amor e carinho. Ou seja, a família precisa estar atenta e disponível para favorecer o desenvolvimento físico, intelectual e emocional de seus filhos.

 

Sociabilização

É comum que a família busque proteger seus filhos de todos e quaisquer riscos; tentem poupar suas crianças de todas as frustrações e as presenteiem em excesso como forma de recompensar momentos de ausência, por exemplo. Sem perceber, os adultos muitas vezes criam um mundo artificial para seus filhos, sem se dar conta de que dessa forma estão impedindo que eles aprendam, verdadeiramente, como é o mundo real. As famílias têm intenções excelentes para com seus filhos, mas não enxergam que não é preciso idealizar as situações para conseguir educá-los. O processo inclui a educação das emoções a fim de atender a única necessidade realmente importante: formar futuros adultos conscientes, felizes e capazes de conquistar o próprio sucesso.

 

Desempenho escolar

A família que participa ativamente do processo de aprendizagem das crianças, desde a Educação Infantil, está colaborando para o crescimento e o desenvolvimento escolar, ângulo de fundamental importância na sua formação. A parceria entre família e educadores resulta em um melhor aproveitamento e desenvolvimento do intelecto infantil. Ao agir de forma contrária — ignorar ou negligenciar a participação na aprendizagem da criança —, a família causa transtornos equivalentes ao abandono moral.

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Fonte: https://escoladainteligencia.com.br/

 

Texto II

 

Sabemos que nenhuma pessoa é igual à outra. Cada um possui características biológicas, comportamentos, maneira de pensar e de agir peculiares. Isso é o que nos faz diferentes, além de estipular o nosso papel na sociedade em que estamos inseridos. E é importante frisar que muito do que nós somos, independentemente de fatores genéticos, é resultado do contato que temos com o meio em que vivemos e das pessoas com as quais nos relacionamos durante toda a vida.

 

Nossa vida é reflexo também da vida ao redor

É impossível desconsiderar os fatores que estão ao redor de uma pessoa durante o crescimento dela. São estes que ajudarão a formar o seu caráter. Isso reafirma que, mesmo com um determinado tipo de criação, uma criança é perfeitamente capaz de ser influenciada pelo ambiente em que estuda, brinca e se desenvolve. Por isso, antes de julgar o comportamento de uma pessoa de forma superficial, busque conhecer o seu histórico. Alguns exemplos são os fatores naturais como a geografia e o clima e outros sociais como as diferenças ideológicas e os abismos entre as classes. Ainda devemos lembrar-se dos itens que influenciam nosso dia a dia mesmo sem percebermos, tais como a religião e os preconceitos de diversos tipos. Até mesmo os aspectos mais modernos como as redes sociais. Pode ser que você não se recorde de uma situação para cada cenários que eu expus, mas comece a prestar atenção nesses pontos ao seu redor que você começará a identificá-los.

É essencial compreender que toda interferência na formação da personalidade de uma pessoa pode ter efeito positivo ou negativo, uma classificação que pode mudar de acordo com a ética e moral de determinada região. As regras de um país de maioria de religião muçulmana são diferentes da realidade de uma nação laica. Toda essa injeção de intervenção tem papel fundamental na formação dos nossos ideais, padrões, filosofias, comportamentos, crenças, conduta, direitos, deveres, caráter, expectativas, objetivos, ou seja, da nossa personalidade como um todo.

 

 

A construção da personalidade

A formação da nossa personalidade tem início logo na infância, quando estabelecemos contato com a nossa família. Nesse momento, somos influenciados pelas relações às quais somos submetidos com os nossos familiares, pelos processos educativos dos nossos pais, pela região em que moramos e muito mais. A partir daí, os próximos grupos com os quais nós interagimos ao decorrer dos anos também moldam a nossa personalidade. Por exemplo, na escola, com o grupo de amigos, os vizinhos, a empresa em que trabalhamos, os locais que saímos para nos divertir etc.

Seguindo essa linha de pensamento, é possível dizer que nós não nos mantemos os mesmos durante toda a nossa vida. Ou seja: quando entramos em contato com diferentes grupos, nossa trajetória é marcada por mudanças na forma de agir, de pensar, de encarar as situações, de socializar, enfim, somos seres mutáveis. Como bem disse o filósofo grego Heráclito, conhecido como o pai da dialética: “Ninguém pode entrar duas vezes no mesmo rio, pois quando nele se entra novamente, não se encontra as mesmas águas, e o próprio ser já se modificou.”. Nesse sentido, o meio em que vivemos tem grande influência no nosso modo de enxergar as coisas, de se relacionar com os outros e de viver. Muitas das vezes em que entramos em contato com um grupo com uma conduta, uma ideologia ou um pensamento que não concordamos, a nossa reação é entrar em confronto com o grupo em questão ou com os nossos próprios valores. Claro que isso não pode ser generalizado, afinal cada pessoa encara as situações de uma forma diferente.

 

Cada novo grupo com o qual nós entramos em contato, cada situação, seja ela positiva ou negativa, coloca nosso ser mais próximo do desenvolvimento. Essa trajetória, tanto de influência do meio sobre nós quanto de evolução, é uma caminhada única, que cada indivíduo trilha sozinho. Por meio dela, cada um é capaz de definir sua história, as atitudes, as ideologias, as expectativas, os objetivos, os sonhos.

 

Fonte: https://www.ibccoaching.com.br/portal/qualidade-de-vida/o-que-a-influencia-do-meio-representa-na-nossa-trajetoria-de-vida/