INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "Os efeitos da exposição exagerada no ambiente virtual"

 

Texto I

 

Como um livro aberto no mundo virtual… Você já parou para pensar quanto da sua vida está exposta online? Hoje, para a maioria de nós, acredite, bem mais do que deveria. O avanço constante do uso das redes sociais, principalmente nos smartphones, está colocando muita gente em risco sem sequer que elas tenham noção do perigo. Não é exagero. Uma  nova série, lançada recentemente por uma  plataforma de filmes online, traz um alerta para os riscos que a gente corre com essa exposição exagerada e descontrolada…

Na trama, o protagonista da série mostra como é fácil para qualquer um, mesmo sem conhecimentos profundos de informática, descobrir detalhes íntimos da vida de uma pessoa que não mede sua exposição online…

 

A situação é preocupante. Por mais ingênua que pareça, dependendo da situação, uma foto, por exemplo, pode dizer muito: locais que você frequenta, a localização exata da sua casa, a escola que seu filho estuda, bens que você possui… E, na internet, para mentes criminosas, esse tipo de informação pode ser usadas para uma série de golpes, fraudes e até para planejar um sequestro.

A exposição exagerada nas redes sociais, não causa problemas apenas nos casos extremos de sequestro e violência. Tem gente que já perdeu o emprego por postar mais do que devia, perdeu amigos, foi processado… A Leka é um exemplo duplo de como a falta de controle na hora de compartilhar seus momentos nas redes sociais pode ser prejudicial. Depois de 20 anos de casamento, hoje, ela vive uma situação de divórcio, Segundo ela, bastante conturbada e, precisou limitar as postagens de fotos e mensagens, em redes sociais, por orientação da própria advogada.

[...]

 

A verdade é que pouquíssimos de nós para e pensa antes de fazer uma postagem. A maioria dos usuários não tem ideia de quanto e como toda essa informação, praticamente em tempo real, pode ser usada para o mal.

 

Fonte: https://olhardigital.com.br/2019/02/08/videos/os-perigos-da-exposicao-desenfreada-nas-redes-sociais/

 

Texto II

 

Os riscos da alta exposição pessoal nas redes sociais é uma tecla batida e rebatida, mas ainda assim frequentemente há pessoas divulgando informações íntimas, postando banalidades, postando conflitos pessoais, projetos de vida e outras questões que só interessam à própria pessoa ou aos mais próximos dela.

Um campo fértil para a atuação dos hackers e sequestradores de informações, que encontram o ambiente ideal para roubar dados sem fazer muito esforço. E tem de tudo: desde roubos de cartões a sequestro de pessoas, crimes realizados graças à falta de cuidado com informações pessoais na rede e ingenuidade excessiva.

 

Cautela e bom senso

Não é aconselhável colocar em redes sociais as nossas conversas pessoais, planos sociais, informações corporativas, fotos e detalhes familiares, informações financeiras, senhas, clicar em links suspeitos, adicionar pessoas estranhas, abusar de fotos. Lembre-se que qualquer informação pode servir de ponto de ligação para um hacker ou criminoso que esteja à procura de uma presa fácil na web. 

 

Dicas de segurança:

- Tenha sempre bom senso e cautela ao compartilhar informações em redes sociais. Nunca adicione pessoas desconhecidas. Evite ao máximo postar fotos e vídeos de caráter mais íntimo.

- Se você não é uma pessoa pública, não adicione quem você não conhece, não lembra ou não curte. Rede social não é competição de quem tem maior número de amigos e, sim, um lugar para ficar atualizado, interagir com os amigos e se divertir. Porém, preze pela sua segurança e privacidade.

- Tome cuidado com a ostentação. Isso pode ser arriscado para você, pois postar onde está, sua rotina e trajeto a cada segundo pode atrair criminosos. Não escancare a vida na internet. Tem muita gente de olho querendo usar as informações para o mal. 

- Cuidado com as críticas, desabafos, rede social não é terapia. Cuidado com os assuntos polêmicos, discutir sobre futebol, religião, política nas redes sociais não é muito aconselhável, até porque o tempo passa e as consequências ficam. E, se você quer publicar a foto de alguém no qual saberia que esse alguém não concordaria, não seja indelicado e peça autorização antes. 

- Cuidados com os erros ortográficos. Nada mais deselegante do que escrever errado, sem falar no uso de gírias e até palavrões nas redes sociais. 

- Tenha equilíbrio em tudo. Algumas pessoas preferem soltar indiretas nas redes sociais em vez de tomar uma atitude sensata e resolver o problema. Não divulgue informações falsas. Antes de postar, faça uma pesquisa para saber se aquela informação é real.

- Muito cuidado ao clicar em links recebidos de amigos e desconhecidos. Alguns deles podem ser falsos e levá-lo para páginas contaminadas com pragas virtuais.

- Não acredite em todas as mensagens que você recebe. Muitos criminosos podem usar contas invadidas para enviar mensagens, como ajuda financeira ou marcar encontros. Procure sempre confirmar por telefone antes de responder a um pedido desses.

- Cuidado ao publicar seus dados na rede social. Alguns dos criminosos utilizam o recurso de lembrete de senhas que fazem perguntas sobre preferências e fatos da vida do usuário. Datas de aniversário, nome de parentes e animais pode fornecer dados importantes sobre senhas e lembretes.

- Cuidado com os aplicativos. Eles podem ser divertidos, mas podem ser utilizados por criminosos para roubar suas informações. Sempre pesquise sobre eles antes de liberá-los em sua conta. 

 

Fonte: https://www.jornaldaorla.com.br/noticias/19117-os-riscos-da-alta-exposicao-nas-redes-sociais/