INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "Educação musical. Possibilidades em relações sociais"

 

Texto I

 

A educação musical diz respeito a conceitos mais específicos dentro da música. Como a leitura de uma obra musical, contemplando cada nota, seu tempo, as dinâmicas e outros conceitos inerentes à leitura das partituras musicais. Nesse caso, é estudado o código como um todo, já que o aluno aprenderá, não só a decodificar o significado de uma peça musical, como também será capacitado a escrever as suas próprias obras. Aqui, o domínio desse código é o centro do estudo.

Portanto na educação musical, o aluno, ao entrar em contato com um instrumento, por exemplo, aprenderá a manuseá-lo de modo a tocá-lo por meio de uma partitura, uma cifra ou uma tablatura. O mesmo ocorre em relação ao uso da voz para o canto, o aluno compreenderá de que forma a teoria musical o ajudará na expressão de sua voz para cantar. Sendo assim, ele terá domínio do instrumento musical, ou da sua voz, a partir da teoria e do conhecimento do código referente àquele instrumento.

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Fonte: https://www.sabra.org.br/site/qual-a-diferenca-entre-educacao-musical-e-musicalizacao/

 

Texto II

 

Música e sociedade sempre estiveram intimamente conectados. A música reflete e cria condições sociais, incluindo os fatores que facilitam ou impedem uma mudança social. O desenvolvimento acelerado de técnicas de gravação musical no final dos anos 90 revolucionou a maneira como as pessoas consomem música. Essa revolução se tornou particularmente importante depois dos anos 2000. Hoje, a esmagadora maiorias das músicas está disponível 24 horas por dia para a maior parte das pessoas.

 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 

A música é uma mídia extremamente poderosa e em alguns países estrangeiros, ou até mesmo no passado brasileiro, houve uma tentativa forte de controla-la. Existe um motivo especial para a música ser tão capaz de se comunicar com grupos tão grandes e tão diferentes de pessoas. E esse motivo é a comunicação além de palavras. Além disso, ela pode ser compartilhada e promover o desenvolvimento de diferentes grupos de diferentes etnias, opiniões políticas e até mesmo opiniões musicais. Ela é poderosa em um nível individual porque ela pode induzir as pessoas à estímulos múltiplos (psicológico, de movimento, emocional, temperamental, cognitivo e comportamental, por exemplo). Alguns outros estímulos tem efeito em uma abrangência muito maior de emoções humanas. Os efeitos da música e as particularidades individuais do cérebro fazem com que seja impossível prever os efeitos que uma música pode causar em uma pessoa.

Esse estudo, de maneira geral, sugere que a música se tornou uma parte fundamental nos dias de nossas vidas. Isso seria completamente impensável por volta de 100 anos atrás. Além disso, nós não somente escutamos músicas, nós a fazemos. Nós mudamos a letra de música para nos entreter, fazemos pequenas canções para as pessoas e amamos e constantemente estamos engajados em cantar (de novo e de novo), aquela musiquinha chata que não sai da nossa cabeça.

 

Fonte: https://administradores.com.br/artigos/o-poderoso-papel-da-musica-na-sociedade