INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "A importância da música em movimentos sociais"

 

 

Texto I

 

A jovem guarda, criada pela moçada com um olho no rock estrangeiro. As canções de protesto, preferidas por quem militava no movimento estudantil e na resistência à ditadura. O tropicalismo, que buscava assimilar guitarras e música regional, liberdade de expressão e cultura de massa. Cada um à sua maneira, os movimentos contribuíram para elevar a prática musical a um patamar político sem precedentes no Brasil.

Processo semelhante caracterizou a música latino-americana, especialmente nos países que viviam sob ditaduras militares ou sob governos socialistas recentes. A nueva trova cubana, o nuevo cancionero argentino, o canto popular uruguaio, a nueva canción chilena foram algumas denominações mais ou menos locais para uma tendência geral de valorização de ritos folclóricos e expressões populares, quase sempre revestidas com letras de protesto.

 

Em todos esses lugares, desde meados dos anos 1960, a arte foi cerceada pela censura, e muitos compositores foram presos e exilados. Alguns morreram. O chileno Victor Jara, preso no dia do golpe que depôs Salvador Allende em 1973, teve as mãos esmigalhadas e o corpo crivado por mais de 30 tiros numa noite de extermínio do Estádio Nacional, em Santiago (o mesmo que, em 2003, virou Estádio Victor Jara). No Brasil, o arbítrio se abateu principalmente sobre os autores da música de protesto e da Tropicália — Chico Buarque, Caetano Veloso, Gilberto Gil, Taiguara e Geraldo Vandré foram alguns dos artistas presos e exilados.

 

Fonte: http://memoriasdaditadura.org.br/movimentos-musicais/

 

Texto II

 

A relação entre música e ser humano é muito antiga. Registros mostram que diversas civilizações antigas já construíam instrumentos musicais e utilizavam a música como forma de expressão. Atualmente, a música também tem papel importante na nossa sociedade, pois é capaz de influenciar o comportamento de muitas pessoas.

A música molda a nossa sociedade

A música está presente em praticamente todas áreas da nossa sociedade e pode estimular o surgimento de novas ideias, unir e separar pessoas, criar novos grupos sociais, e promover tanto a ascensão, quanto a queda de líderes.

Fortalece movimentos sociais

 

Poderosa ferramenta de comunicação, a música pode ser utilizada para demonstrar descontentamento com uma determinada gestão governamental. Por intermédio da música uma sociedade pode expor problemas sociais, questionar ações dos governantes e também sugerir melhorias para essas questões. Estimulando o cidadão a ter um papel cada vez mais ativo na sociedade.

 

Fonte: https://www.sabra.org.br/site/musica-influencia-a-sociedade/