INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "A influência de vias remotas para o ensino aprendizagem da música"

 

Texto I

 

No setor educacional, o uso de tecnologia tem sido cada vez mais freqüente. A cada dia surgem novas tendências e precisamos estar sempre antenados. Existem ferramentas computacionais que proporcionam formas diferentes de contato com a prática musical. O uso de sintetizadores, editores de partituras e ambientes virtuais são algumas ferramentas utilizadas dentro deste contexto, proporcionando novas possibilidades de aprendizagem.

Educação Musical à Distância

Vivemos num mundo dinâmico e como tal, estudar de forma tradicional (apenas na sala de aula) não é mais a única possibilidade. Com isso, a EAD – Educação à Distância – vem conquistando mercado e apresentando novas perspectivas.

Esta modalidade de ensino baseia-se na utilização de tecnologias da informação e comunicação. Com o crescimento da internet, as plataformas e ferramentas utilizadas nos cursos online são cada vez mais dinâmicas, proporcionando experiências ricas de aprendizagem.

No meio musical já existem diversos projetos sendo desenvolvidos, como o “The Virtual School of Music”. O MIT (Massachusetts Institute of Technology) e a OCW (OpenCourseWare)

promovem a educação e compartilhamento de conhecimento com mais de 2000 cursos. Você poderá estudar Análise MusicalCompondo com Computadores, entre muitos outros.

A Berklee Music conta atualmente com mais de 130 cursos. Pense em como deve ser interessante estudar Composição com estudantes de outros estados e países e melhor, sem sair de casa. O enriquecimento cultural sem dúvidas é imenso.

 

No Brasil, a UFSCAR (Universidade Federal de São Carlos) oferece curso de graduação em música à distância. Em agosto de 2010 fomos convidados para participar da V Semana da Música, para compartilhar experiências e projetos com plataformas online aplicadas à educação e pudemos verificar a importância de parcerias como a da UAB (Universidade Aberta do Brasil) e UFSCAR, proporcionado formação de qualidade a estudantes que moram em cidades distantes.

O uso da tecnologia nas aulas pode auxiliar professores e alunos no desempenho prático e teórico dos estudos musicais. Fazer exercícios num AVA – Ambientes Virtuais de Aprendizagem – muitas vezes pode ser mais atraente do que no livro, pois as animações, áudio, vídeo e feedback automático informando a nota que o aluno obteve na atividade, podem proporcionar exemplos mais claros de uma lição do que apenas ler o livro.

 

Fonte: http://etaginformatica.com.br/novas-tecnologias-aplicadas-na-educacao-musical/

 
Texto II

 

 

Em pesquisa do Programa de Mestrado em Educação, vinculado à Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação da Unoeste, Anelise Lupoli Chamorro buscou compreender a percepção de professores sobre as Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) como ferramenta auxiliar no processo de ensino e aprendizagem da educação musical infantil. Descobriu que o uso da tecnologia representa um problema, em razão da dificuldade do educador em lidar com novas ferramentas, ainda que contribuam para a formação das crianças.

Mediante a apresentação da importância do uso das TICs no processo de ensino e aprendizagem, que abre caminho para os professores buscarem estratégias de ensino que possam auxiliar no aprendizado musical das crianças, a pesquisa teve como instrumento de coleta de dados a aplicação de questionário de perfil social e entrevista semiestruturada com cinco professores de educação infantil de uma escola pública numa cidade do oeste paulista, na região de Presidente Prudente.

Também foi oferecida oficina de 30 horas, na qual a pesquisadora apresentou três Objetos de Aprendizagem (OA): Zorelha, Práticas Criativas na Web 2.0 e Gen Virtual, que foram manuseados pelos professores entrevistados. Em outro momento, foi realizada nova entrevista, baseada em roteiro semiestruturado, a fim de identificar possíveis mudanças na concepção sobre ensino e aprendizagem musical dos professores, depois de conhecerem os objetos de aprendizagem.

Com base nas respostas do questionário, das entrevistas e da observação durante a oficina, foram criadas as seguintes categorias de análise: ensino da música, uso da tecnologia e o uso dos OA no ensino da música. Assim, o estudo permitiu compreender sobre a preparação dos professores para o ensino de música nas escolas, sobre a utilização das novas tecnologias no ambiente escolar e qual a finalidade da ação pedagógica.

“Constatou-se que os professores apresentam dificuldades em lecionar música na escola porque não adquiriram conhecimento suficiente da matéria, que as TICs usadas como ferramenta de ensino contribuem para a formação das crianças, mas que os docentes desconheciam qualquer tipo de objeto educacional que possa ser utilizado com os alunos nas aulas e, ao conhecê-lo, por intermédio da oficina, apresentaram dificuldades de incorporá-lo no dia a dia escolar”, pontuou a autora da pesquisa.

 

Fonte: https://www.unoeste.br/Noticias/2015/6/uso-de-tecnologia-na-educacao-musical-representa-um-problema