INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "Música como ferramenta de inclusão social"

 

Texto I

 

A música tem papel importante na inclusão social entre as pessoas. Não é de hoje que essa arte atua na transformação da vida de milhares de jovens no Brasil. Com as oportunidades desiguais que encontramos em nossas periferias, a arte e a cultura muitas vezes se tornam a única opção de saída de uma triste realidade que habita nosso país.

Aos que enxergam esperança, a música é uma ferramenta essencial para o desenvolvimento e educação do Brasil. Muito além de uma arte, música é educação.

Entre muitas proezas, a música tem uma característica incomparável: educar. Fazer música envolve sentimento, inspiração, dom, mas principalmente muito estudo e dedicação. Por esse motivo, tudo isso é um grande aprendizado e deve ser passado aos jovens – em especial aos da favela como uma oportunidade que a escola não consegue oferecer por si só.

Face a isso, ONGs, institutos e centros educacionais usam cada vez mais esta ferramenta como a base para transformação de muita gente, e os resultados são visíveis.

 

Música como inclusão social

Quando citamos o termo “inclusão social”, a primeira referência que vem à mente diz respeito aos problemas de desigualdade em nossa sociedade. No entanto, o conceito pode ser estendido a outros casos, como deficiências, pessoas com dificuldade de aprendizado ou problemas psicológicos. O papel da música pode ser crucial para facilitar a inclusão dessas pessoas em um grupo e, consequentemente, mudar a forma de vida delas. Independentemente do caso, a música como inclusão social, sempre vai agregar de alguma forma e nunca o contrário.

 

Conheça algumas formas de como a música pode agir na inclusão social

A música tem diversas funções e existem inúmeras formas eficazes de fazer dela uma ferramenta infalível para a inclusão social de pessoas. Alguns exemplos mais comuns:

Corais

Um coral pode ser formado por cantores de diferentes idades e perfis. Além de ser uma excelente forma de aprendizado de canto, há todo um trabalho de controle e integração social envolvido.

Orquestras

As orquestras permitem o acesso a instrumentos tanto eruditos quanto populares. Envolvem aprimoramento técnico e artístico de jovens, e podem servir como base para projetos individuais ou em grupos.

Teoria musical

Esse bem cultural ainda está longe da realidade da grande maioria da população. Em sua essência, trata-se da base da educação musical, independentemente do estilo a ser praticado.

 

A música e a inclusão social são, indiscutivelmente, interligadas entre si. Todo conhecimento deve ser visto como patrimônio cultural de cada pessoa e precisa ser motivado entre os jovens. Vivemos em um país extremamente desigual, e ao mesmo tempo incrivelmente criativo, com uma raiz musical inigualável. É tempo de mudança e a música pode ser o caminho mais curto para tempos melhores no futuro.

 

Fonte: https://www.sabra.org.br/site/importancia-da-musica-na-inclusao-social/

 

Texto II

 

Projeto de música promove inclusão social de adolescentes em conflito com lei  - 29/05/2015A música como ferramenta de inclusão social, melhora da autoestima, da concentração e motivação para o trabalho em equipe é a proposta do projeto “No Centro da Música”, promovido pelo Governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania (Sejusc), e destinado a adolescentes em conflito com a lei que cumprem medidas socioeducativas nas três unidades de privação de liberdade (Marise Mendes, Senador Raimundo Parente e Dagmar Feitosa), semiliberdade e jovens egressos.

 Vão ser usados no projeto, 25 flautas doces, dois violões, um baixo e uma bateria e as aulas serão ministradas pelo maestro, sargento Hércules Soeiro, da Polícia Militar. O primeiro contato com os instrumentos aconteceu nesta quinta-feira, 28 de maio, na aula inaugural, e entusiasmou os meninos e meninas que vão participar do projeto.

 “Eu adoro música mas nunca imaginei que um dia eu teria a oportunidade de tocar algum instrumento. Quem sabe um dia eu faça parte de uma banda”, disse A.M, 14, interna do Marise Mendes.

 A secretária da Sejusc, Graça Prola, explica que o projeto vem para colaborar com a ressocialização dos adolescentes e proporcionar de maneira natural, virtudes como disciplina, respeito, ética e trabalho em equipe. “Com esse projeto, mais do que prazer, a música vai promover, inclusive, a manifestação do potencial musical que o jovem possa ter e fortalecer o interesse por uma atividade positiva e altruísta”, disse.

 

Fonte: http://www.amazonas.am.gov.br/2015/05/projeto-de-musica-promove-inclusao-social-de-adolescentes-em-conflito-com-lei/