INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "Marinha. Músico militar ou militar músico?"

 

Texto I

 

Há muitas vantagens em se tornar um músico militar, principalmente pelo fato de se tornar uma pessoa concursada, e por consequência ter uma renda garantida. Mas ainda assim é um caminho longo e exigente. Vamos passar por alguns temas importantes neste artigo se você pensa em seguir com essa carreira.

Viver de música quando se ama certamente é uma perspectiva boa, mas a carreira de músico militar acompanha todo o contexto militar.É uma profissão de dedicação integral, onde as práticas e costumes são extremamente rígidos, então obviamente você vai lidar com música o tempo todo. Mas se você tem o espírito rebelde e revolucionário, pode ter dificuldades em se adaptar à uma vida de muita disciplina e regras incontestáveis.

Uma boa dica é pensar em instituições que seguem os mesmos padrões – escoteiros são um bom exemplo de instituição com regras firmes e práticas de inspiração militar. Então se você já teve uma vivência com os escoteiros, tem potencial para se adaptar facilmente às regras militares, e se não, pode buscar essa atividade como um teste para sua aptidão militar.

Conversar com pessoas que vivem uma carreira militar é uma ótima forma de entender como funciona o contexto de regras e vivência do exército, para buscar aconselhamento, dicas e tirar dúvidas que possam estar a te assombrar nesta decisão.

 

Fonte: https://showdebastidores.com.br/musico-militar/

 

Texto II

 

A Marinha abriu concurso com 33 vagas para admissão ao Curso de Formação de Sargentos Músicos do Corpo de Fuzileiros Navais (C-FSG-MU-CFN) em 2022.

As vagas são para as seguintes áreas:

  • Canto (Tenor) (1 vaga)
  • Clarinete em Bb (4 vagas)
  • Eufônio (1 vaga)
  • Fagote (1 vaga)
  • Percussão (Bateria completa) (5 vagas)
  • Percussão (Teclados barrafônicos) (1 vaga)
  • Tímpanos (1 vaga)
  • Requinta em Eb (1 vaga)
  • Saxofone Alto em Eb (2 vagas)
  • Saxofone Tenor em Eb (1 vaga)
  • Trompete em Bb (4 vagas)
  • Trompa em F e Bb (3 vagas)
  • Trombone de vara (5 vagas)
  • Tuba Bb (3 vagas).

O concurso terá exame de escolaridade (prova específica de música e prova de expressão escrita), prova prática de música, verificação de dados biográficos, inspeção de saúde, teste de aptidão física de ingresso, avaliação psicológica e verificação de documentos.

Os candidatos aprovados no concurso e classificados dentro do número de vagas serão matriculados no Curso de Formação como praça especial, como aluno do Curso de Formação de Sargentos, no Rio de Janeiro. Durante o curso, além de terem direito a alimentação, uniforme e assistência médico e odontológica, psicológica, social e religiosa, terão remuneração não informada no edital. O Curso de Formação terá a duração de, aproximadamente, 18 semanas.

Após a conclusão do curso, será nomeado terceiro-sargento e assumirá compromisso inicial de dois anos no Serviço Ativo da Marinha. A critério da Administração Naval, poderá realizar também o Curso de Aperfeiçoamento de Sargentos.

Após a conclusão com aproveitamento do Curso de Aperfeiçoamento, será designado para servir em qualquer Organização Militar da Marinha.

 

Fonte: https://g1.globo.com/economia/concursos-e-emprego/noticia/2021/02/22/marinha-abre-concurso-com-33-vagas-para-musicos.ghtml