INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "Os impactos da propaganda no contexto brasileiro"
 
Texto I

 

propaganda sempre esteve presente na vida das pessoas. Com a TV reinando absoluta por anos e anos, era por intermédio dela que tomávamos conhecimento das principais novidades das marcas. Os anos passaram, e, com a Era digital, as propagandas tiveram que se reinventar, os publicitários precisaram colocar à prova toda a sua criatividade, e, para completar, a fiscalização sobre elas ficou muito maior.

As não perdoam mais nenhum deslize por parte de uma marca quando o assunto é propaganda. Mas, será que ela tem realmente uma influência na vida do consumidor?

Não se pode negar que o consumo faz parte do cotidiano de todo ser humano, pois algumas das suas necessidades só podem ser supridas por intermédio da compra. No entanto, quando o ato de comprar acontece para satisfação pessoal e não por necessidade, passa a ser denominado como consumismo. O consumismo está totalmente associado ao capitalismo, ele é disseminado por meio de campanhas publicitárias transmitidas em diversos meios de comunicação como outdoors, cinema, televisão e muitos outros.

Qualquer indivíduo, independente de sua classe social ou idade, é estimulado por esse tipo de propaganda a consumir, pois os publicitários que as criam exercem um poder de manipulação gigantesco, por intermédio  de repetições exaustivas e artifícios visuais, criando um desejo de consumo desnecessário.

Essas campanhas não apenas mostram o produto, mas também agregam valor, criando uma sensação de que se você o possuir irá ser mais feliz, desejado e bem-sucedido.

Um grande exemplo são as propagandas de fast-food que descrevem uma vida feliz e saudável aos seus consumidores. Há também as de bebidas alcoólicas, que descrevem um universo sem preocupações, apenas curtição, amigos e uma boa “gelada” além de todo sensualismo envolvendo mulheres dentro dos padrões de beleza impostos pela mídia que podem ser conquistadas apenas pelo fato de se consumir aquela determinada bebida.

As ações publicitárias são fundamentais para as empresas persuadirem a população e têm se tornado, cada vez mais, um dos males da sociedade capitalista.

Nesse cenário, com certeza as crianças acabam sendo as maiores vítimas desse consumismo desenfreado.

É normal vermos algumas campanhas sendo denunciadas ao Conar – Conselho Nacional de Autorregulamentação Publicitária por não estarem de acordo com os padrões que a maioria das pessoas acredita ser o correto. As redes sociais, nesse sentido, em muito têm ajudado. Qualquer falha percebida, imediatamente viraliza, e, na maioria das vezes, a marca acaba tirando a campanha do ar.

 

Fonte: https://www.promoview.com.br/. Adaptado.

 

Texto II

 

O Conselho Executivo das Normas-Padrão (Cenp) divulgou o painel que mapeia o investimento em mídia ocorrido nos três primeiros trimestres de 2019, entre janeiro e setembro, com base em dados de 226 agências de publicidade. De acordo com o balanço, os investimentos feitos nos veículos de comunicação no período totalizaram R$ 12,5 bilhões. 

Os meios que mais concentraram o investimento foram a TV aberta, que segue com maior participação no bolo publicitário, tendo movimentado 53%; seguida do digital, com 20,7% das verbas; da mídia out of home, com 10,7% de participação; TV por assinatura, com 7%%; rádio (4,6%); jornais (2,7%); revistas (1%) e cinema (0,4%).

 

Fonte: https://www.meioemensagem.com.br/. Adaptado.

 

Texto III

 

ARIONAURO CARTUNS - Blog do Cartunista Arionauro: Charge Consumo Celular |  Ilustrações satíricas, Consumismo e meio ambiente, Críticas sociais

 

Fonte: http://www.arionaurocartuns.com.br/