INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "O esporte como ferramenta de inclusão social"

 

Texto I

 

O incentivo à prática esportiva em escolas pode mudar a realidade de crianças e jovens, além de formar campeões do esporte e da vida

O esporte vai muito além do glamour das competições profissionais que vemos diariamente na televisão. O papel do esporte em uma sociedade é amplo e tem grande relevância para a inclusão social. Em um país onde nossas crianças e jovens têm pouco acesso à educação, cultura e lazer, muitas vezes acabamos os perdendo quando vão para caminhos reprováveis. Por isso, projetos sociais desempenham um importante papel ao retirar esses jovens das ruas e os colocarem na escola realizando atividades esportivas.

Esses projetos sociais levam jovens a participarem de atividades esportivas no turno contrário ao das aulas e, com isso, incentiva seus participantes a permanecerem na escola durante todo o dia – afastando deles os perigos da rua. Essas atividades os permitem vivenciar um ambiente saudável de amizade, companheirismo, comprometimento e disciplina. A prática de esportes no ambiente escolar, especialmente em comunidades em situação de vulnerabilidade, aliada a boas políticas públicas eficientes, que visem a transformação de vidas, pode ser um excelente instrumento de inclusão social, de promoção de cidadania e de incentivo à prática esportiva – o que é importante também para a saúde.

Diversas iniciativas feitas em parceria do setor público com o privado provam que o esporte tem o poder de aumentar a capacidade cognitiva dos alunos e desenvolve também as competências de coletividade, de cooperação e de socialização entre os colegas. A combinação entre educação e esporte também está relacionada a valores, ao estímulo e superação de desafios. Além disso, envolve também o respeito às diferenças e o incentivo ao trabalho em equipe, elevando a autoestima dos alunos e trabalhando sua capacidade de disciplina e de responsabilidade.

Como um bônus, além de proporcionar os benefícios citados anteriormente, projetos sociais esportivos com jovens e crianças criam ainda a possibilidade de formar campeões que representarão o Brasil mundo afora em competições esportivas. Grande parte dos nossos atletas de destaque foram descobertos em programas sociais, que oferecem uma alternativa a esses jovens. Estes, ao se tornarem grandes campeões, inspiram e se tornam exemplos para mais crianças.

 

Fonte: https://brasilcerto.com.br/

 

Texto II

 

O senso comum dita que pessoas com deficiência são menos capazes de executar uma mesma atividade que uma pessoa sem deficiência. Tal fantasia coletiva prejudica a inserção das pessoas que são alvo desse preconceito no meio social, como por exemplo, deixando essas pessoas como última escolha em processos seletivos de emprego ou ensino.

A falta de inclusão também as afeta em atividades rotineiras, seja assistir um programa que não possui legendas/ tradução para libras ou áudio descrição, atravessar uma rua sem a certeza de ter uma calçada rebaixada para cadeirantes, ou alcançar um orelhão no caso de pessoas com nanismo.

Pessoas que não possuem deficiências não sentem falta desses acessos, e quando tem contato pela primeira vez, tendem a sentir um estranhamento, geralmente sequer sabendo a necessidade dessas adições. Todos esses fatores representam como nossa sociedade não compartilha das mesmas oportunidades e acessibilidades com todas as pessoas que engloba, o que afeta diretamente na saúde mental e desenvolvimento de quem não dispõe desses direitos.

A pouca aceitação da sociedade com pessoas com deficiência é o que provoca a dificuldade (mas não impossibilidade) delas exercerem as mesmas atividades que as pessoas que não portam alguma deficiência. No entanto, há outras formas que desenvolveram para fazer uma ponte que conecte essas pessoas novamente ao meio social, como por meio dos esportes e expressões artísticas (embora focarei mais no quesito esporte, o mesmo vale para as expressões artísticas também).

O esporte além de trabalhar o físico, possibilitando uma vida mais sadia e vigor, também trabalha a conexão entre pessoas, seja com colegas que estão participando daquela mesma atividade, como também com a pessoa que está ensinando. Ter atividades e gostos em comum com outras pessoas é um fator que facilita a socialização entre elas. Os esportes e atividades físicas em geral podem gerar uma cadeia de benefícios, que vão de manutenção da saúde mental (como a conquista da autoestima por sentir-se capaz de fazer tal atividade e sentir-se incluído em algo) até o desenvolvimento do intelecto e funções motoras.

 

Fonte: https://universidadelivredoesporte.org/

 

Texto III

Visão dos profissionais do Programa do Unileste Cidadã sobre o esporte como  fator de inclusão social

Fonte: https://www.efdeportes.com/