INSTRUÇÃO: A partir da leitura dos textos motivadores e com base nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em modalidade escrita formal da língua portuguesa sobre o tema: "Procrastinação no cotidiano brasileiro"

 

Texto I

 

Uma pesquisa realizada com 4.102 pessoas de 22 Estados descobriu que 97,4% admitem adiar atividades no seu dia a dia. O levantamento, da Triad Productivity Solutions, empresa especializada em produtividade, também apontou aquelas tarefas que os brasileiros mais empurraram com a barriga nos últimos meses: exercícios físicos (68%), leitura (64,5%), cuidados com a saúde (52,7%) e planejamento financeiro (46,8%).

Por que os brasileiros deixam essas coisas para depois, e não outras? Uma questão apresentada na pesquisa dá a mais óbvia das respostas. Segundo 86,5% dos entrevistados, as tarefas adiadas são aquelas consideradas chatas. Mas, essa não é toda a história. No levantamento, os brasileiros deixaram claro que postergam mais encargos pessoais do que profissionais.

Na vida pessoal, em alguns casos, ninguém fica cobrando que você leia determinado livro. No tra­balho, você tem chefe, colegas e clientes que esperam resultado ? interpreta Christian Barbosa, especialista em produtividade e principal executivo da Triad.

Um outro dado que chama a atenção diz respeito aos motivos que levam os brasileiros a procrastinar. Os dedos acusadores são direcionados principalmente para a internet: 62,3% confessaram se perder em blogues e redes sociais. Alegaram falta de energia um contingente de 60,4%. A terceira opção mais votada, com 44,1%, foi a mais simples de todas: "Tenho preguiça".

 

Fonte: https://gauchazh.clicrbs.com.br/. Adaptado.

 

Texto II

 

Principais consequências da procrastinação

Pelo fato do funcionário estar sempre deixando a tarefa para depois, e não se sentindo confortável para realizá-la, é bem provável que o serviço final não tenha uma boa qualidade ou que ele fique incompleto. Isso se dá pelo fato de que, geralmente, uma pessoa que tem problemas com procrastinação só começa a exercer a tarefa bem perto do fim do prazo de entrega. Ou seja, na maioria das vezes, ela não tem tempo para contar com a cautela necessária para que um serviço tenha qualidade.

O colaborador que sofre com os problemas da procrastinação passa a sair de sintonia com trabalho do resto da sua equipe. Quando um profissional não está integrado com os outros membros da empresa, ele passa a se sentir deslocado e tem ainda mais dificuldade para compreender e exercer uma atividade. Isso gera grandes prejuízos, porque a sua produtividade reduz consideravelmente, o que impacta diretamente na rentabilidade mensal da companhia.

Devido ao serviço de má qualidade, desarmonia com o resto da equipe e outros fatores, o colaborador se sente cada vez mais desmotivado. É um ciclo vicioso, onde a falta de motivação para realizar uma tarefa causa ainda mais desmotivação após a sua conclusão. Dessa forma, o profissional não se sentirá satisfeito com o trabalho, poderá ter problemas pessoais e não saberá lidar com imprevistos na empresa.

 

Fonte: https://www.institutog8.com.br/

 

Texto III

 

"Existem diversos fatores que aumentam a probabilidade de uma pessoa procrastinar. Um é a percepção de que a tarefa que precisa ser realizada é muito aborrecida, desinteressante ou inútil. Outro ponto importante é a ideia de que a tarefa é muito difícil ou que está acima de nossa capacidade. Há ainda a preocupação excessiva com o nosso desempenho, ligada ainda a altos padrões de exigência para a realização da tarefa (perfeccionismo e crítica exagerada). Também contribuem a dificuldade na tomada de decisões e na resolução de problemas, o cansaço físico e mental, o medo do que os outros vão pensar, a dificuldade de planejamento, de organização e de concentração. Ou seja, os motivadores são muitos."

 

Fonte: http://www.finep.gov.br/