De acordo com os conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida acadêmica, redija um texto dissertativo-argumentativo que discuta o seguinte tema: Os direitos reprodutivos no Brasil.

 

Conheça a história das mulheres que garantiram os nossos direitos

Há 35 anos, um grupo de ativistas e legisladoras se mobilizou para alavancar a representatividade feminina e os direitos das mulheres no Brasil. Num ato de coragem e ousadia, elas redigiram uma carta – assinada por “nós, mulheres brasileiras” – elencando dezenas de propostas para a nova Constituição Federal que começaria então a ser redigida. Entre as demandas estavam a criminalização da violência contra as mulheres e a igualdade entre os gêneros no acesso ao mercado de trabalho – questões que hoje só são encaradas como fundamentais porque, a partir dali, tudo mudou. Cerca de 80% das reivindicações foram incorporadas à Constituição Federal de 1988.

Embora tenha cumprido um papel tão essencial quando inovador para a democracia brasileira, esse grupo, que ficou conhecido como Lobby do Batom, foi apagado da narrativa histórica oficial. Jogo de Cartas, o novo podcast que o Instituto Update e a Rádio Novelo produziram em parceria com a Deezer, quer mudar essa história. A série combina memória, pesquisa e reportagem para recolocar as mulheres no devido lugar de protagonistas daquele período político. 

Clique aqui para maratonar o podcast Jogo de Cartas

Algumas das conquistas da “Carta das Mulheres Brasileiras aos Constituintes” foram a possibilidade de serem donas de suas próprias terras, a igualdade jurídica em relação aos homens, a licença-maternidade de 120 dias e a ampliação de seus direitos civis, sociais e econômicos. Tudo isso foi incorporado à Constituição Federal como resultado de muita negociação e estratégia: em um storytelling envolvente, Jogo de Cartas mostra como essas mulheres arregaçaram as mangas e transformaram a realidade de milhões de brasileiras e brasileiros.

Mais do que resgatar o passado, porém, o podcast olha atentamente para o presente e aponta para o futuro. Como ressalta a cientista social Beatriz Della Costa, codiretora e cofundadora do Instituto Update e apresentadora do podcast ao lado da jornalista Vitória Régia Gonzaga, um dos maiores desafios das mulheres na política é a invisibilidade de suas ações e realizações. Para ela, não é coincidência sabermos muito pouco – ou quase nada – sobre o fato de os direitos usufruídos hoje serem produtos da luta, da tática e da articulação do Lobby do Batom.

Integrantes do Lobby do Batom | Créditos: Agência Câmara

Conheça os projetos do Instituto Update

O Update é uma organização da sociedade civil que investiga e promove a inovação política no Brasil e na América Latina. Nos últimos anos, temos nos dedicado a entender e fomentar a participação feminina na política. As mulheres são catalisadoras de novas práticas que constroem o poder desde outras perspectivas. Quando elas chegam no poder sabendo da importância do gênero para a política, o resultado é, na maioria das vezes, a ampliação de direitos para todos, não só para as mulheres. Aí está a maior potência das mulheres na política.

Entre nossos projetos estão Eleitas, série documental sobre a participação feminina na política institucional latino-americana e a representatividade feminina, e o livro Feminismo em Disputa, estudo sobre o imaginário político das mulheres brasileiras. Outra iniciativa do Update é a Im.pulsa, plataforma gratuita que busca inspirar, treinar e conectar a próxima geração de mulheres na política institucional.

Também promovemos o programa +Representatividade, que, no último 8 de março, Dia Internacional da Mulher, lançou a pesquisa “Reformas Eleitorais”, que busca identificar oportunidades para uma reforma eleitoral no Brasil que tenha impacto na representação de grupos marginalizados na política (mulheres, pessoas negras, indígenas e LGBTQIA+), diminuindo as barreiras e promovendo a participação desses grupos. O +Representatividade também desenvolve intercâmbios, formações e mentorias para iniciativas não partidárias de promoção à diversidade.

Jogo de Cartas mostra como as mulheres do Lobby do Batom foram capazes de driblar um sistema criado para não enxergá-las. Acreditamos que, para construir futuros igualitários, devemos ser capazes de imaginá-los. E fomentar a imaginação política é um dos objetivos do podcast: contar uma história do passado para explicar o presente e desenhar um futuro em que as mulheres possam ser lideranças democráticas inquestionáveis.

Fonte: Conheça a história das mulheres que garantiram os nossos direitos (institutoupdate.org.br)