De acordo com os conhecimentos adquiridos ao longo de sua vida acadêmica, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o tema: AS CONSEQUÊNCIAS DA SUPEREXPOSIÇÃO NA INTERNET.

 

Os riscos da superexposição nas redes socias

 

Vivemos em uma era tecnológica, onde todas as informações são encontradas rápidas e facilmente. Se comunicar com o mundo, agora não é barreira. Ferramentas e aplicativos que facilitam nosso trabalho e cotidiano. Mas será que estamos sabendo manusear tanta tecnologia?

Pesquisas nos confirmam que os jovens brasileiros estão entre os que mais permanecem conectados as redes sociais como: Facebook, Twitter, Instagram, Skype, WhatsApp entre outras, com um uso extremo que chega a mais de 6 horas diárias. Muitos deles parecem ficar mais à vontade em relacionar-se no mundo virtual. E justo aí está o perigo, pois acabam expondo suas vidas pessoais em tais aplicativos.

Por não saberem lidar corretamente com essas ferramentas podem se tornarem alvos fáceis de: hackers, ladrões de identidades e outros criminosos virtuais. Os riscos de alta exposição na internet são imensos, esses criminosos se aproveitam das informações ali postadas para: possíveis sequestros, clonagem de cartões, assédios morais, furtos, pedofilia e muitos mais.

Um dos fatores predominantes que induz a exposição desses jovens no mundo digital está relacionada a necessidade de serem reconhecido no meio social ou se sentirem importante; questões totalmente ligadas ao psicológico e que devem ser tratadas adequadamente e não expostas publicamente.

E mesmo sabendo as consequências que geram a superexposição nesses aplicativos, frequentemente pessoas divulgam dados íntimos, fotos de bens materiais, conflitos pessoais, sonhos e conquistas, ou seja, questões que fazem parte da sua privacidade.

O que possibilita aos hackers caminho livre e ambiente ideal para maquinarem seus crimes, sem nenhuma dificuldade ou esforços, pois as informações necessárias para isso estavam ali: fácil e simples, só precisou de um clique.

Portanto as redes sociais devem ser nossas aliadas para busca de informações, estudos, trabalhos, mobilizações, notícias, socializações culturais, mas utilizadas com sabedoria, privacidade e segurança web. Faça uso de tantas ferramentas que facilitam a comunicação e interação com o mundo com prudência; e lembre-se: a privacidade é sua e não pública.

 

Autora: Michelle Alves

Formada em letras pela Universidade Ibirapuera com licenciatura em Português e espanhol.
Formada em Pedagogia pela Universidade Metropolitana de Santos.

Fonte: Colégio Batalha