De acordo com o conhecimento de mundo adquirido ao longo de sua vida acadêmica, redija um texto dissertativo-argumentativo sobre o seguinte tema: Desafios e evoluções tecnológicas para a prevenção de incendio em áreas de conservação.
A tecnologia também tem estado na vanguarda da prevenção de incêndios globais. Suas inovações têm ajudado a prevenir e combater com eficiência os casos de incêndio.
Com a evolução tecnológica, a tendência é que soluções mais modernas e inteligentes surjam para atuar na prevenção de incêndios e outros acidentes.
No artigo de hoje você saberá mais sobre o papel da tecnologia na prevenção de incêndios e quais são as principais soluções já disponíveis no mercado. Aproveite sua leitura!
A tecnologia tem evoluído rapidamente, sendo grande aliada em diversas áreas como indústria, saúde, educação, dentre outros.
Na prevenção de incêndios, a tecnologia também possui um papel importante para diminuir os riscos e estragos causados pelo fogo.
Atualmente já existem dispositivos desenvolvidos com base em IoT (Internet das Coisas) para manter a conexão de equipamentos em uma rede.
Até mesmo a Inteligência Artificial oferece recursos que garantem melhor controle na prevenção de incêndios.
Uma das grandes vantagens do uso de tecnologia no combate e prevenção de incêndios é a rapidez de acionamento, ação que pode diminuir rapidamente os impactos.
Com o uso da tecnologia, os sistemas de detecção e combate a incêndios são ainda mais ágeis e eficientes.
No mercado há soluções que auxiliam as empresas na rápida e remota detecção do princípio de incêndio, como é o caso do uso de softwares supervisórios de monitoramento remoto. Além da rápida detecção, essas ações evitam a propagação do fogo, pois o combate se inicia precocemente, já que muitos sistemas podem ser acionados de modo remoto para que dispositivos como sirenes, detectores, sprinklers, dentre outros possam ser acionados imediatamente.
A agilidade no processo de detecção e combate às chamas com o auxílio da tecnologia é fundamental para salvar vidas e garantir que os riscos do incêndio sejam mitigados até a chegada do Corpo de Bombeiros, que é um recurso mais efetivo no combate às chamas.
Conforme informado pelo site Mundo+Tech, a tecnologia teve um papel fundamental no combate ao incêndio da Catedral de Notre-Dame em 2019, através de um robô chamado Colossus.
O Colossus consiste em um drone terrestre que pesa 500 quilos e possui capacidade de disparar jatos d’água de 1,60 metros em formato de cone, além de trabalhar por 8 horas consecutivas.
O robô consegue suportar temperaturas extremas, atuar na evacuação de pessoas, subir escadas, rebocar objetos de até duas toneladas e ainda conta com ferramentas de inspeção e sensores.
Apesar de ainda não utilizar inteligência artificial, o Colossus é manejado por humanos, de forma remota, mas já está em evolução, tanto para obter mais autonomia como resgatar possíveis feridos.
A boa notícia é que o Brasil também já conta com um robô que possui características bem semelhantes ao Colossus: o Unidroid.
O Unidroid foi desenvolvido há 7 anos, e também consiste em um drone terrestre com esteiras de tração em aço.
Ele pode suportar temperaturas acima de 600 graus e conta com um canhão de água com capacidade de lançamento de 8 mil litros por minuto a uma pressão de 20 bar.
Essa é mais uma prova de que a robótica, outra área tecnológica que também está em grande crescimento, possui um papel importante na prevenção de incêndios, especialmente em locais onde o resgate realizado por humanos é inviável.
A tecnologia para ramo de prevenção a incêndios busca trabalhar em conjunto com as soluções convencionais já existentes.
Dessa forma, é possível obter um sistema de alto desempenho e eficiência para atuar com precisão em casos de emergência.
Veja agora algumas tecnologias que são disponibilizadas para o combate e prevenção de incêndios.
Os recursos de IoT consistem em uma rede de sensores sem fio que apresenta baixo consumo de energia.
Eles podem ser instalados em florestas e são capazes de detectar qualquer agente gerador de incêndios.
Trabalham com monitoramento 24 horas por dia com envio de dados a cada 90 segundos para uma central.
Os drones podem atuar tanto em incêndios florestais como auxiliar os bombeiros no combate a incêndios de outras naturezas.
Eles apresentam sensores térmicos que podem promover informações visuais do ambiente a fim de facilitar o acesso dos bombeiros para ações com combate às chamas e resgate de pessoas.
Essa tecnologia atua na coleta de dados sobre incêndios, possibilitando um banco de dados para aprendizado de novos métodos de combate e prevenção de incêndios.
Diversos acessórios de alta tecnologia em tamanho reduzido já são aliados na prevenção de incêndios.
Um exemplo são os detectores de movimento, calor e geradores de imagens térmicas, que são muito aplicados em casos de desabamentos.
Os softwares supervisórios possuem a função de monitorar o sistema de alarme de incêndio e informar todos os eventos ocorridos através de informações digitais que podem ser acessadas rapidamente por um computador.
Um exemplo dessas soluções é o Software Supervisório de Monitoramento Remoto, o Ômega-XP-3.8 da Skyfire, que possibilita o acompanhamento em tempo real e de maneira remota de todos os eventos ocorridos na central de incêndios.
Além de poder ser customizado de acordo com a necessidade do cliente, essa solução tecnológica da Skyfire garante maior segurança e monitoramento do ambiente a qualquer momento.
Agora que você sabe como a tecnologia auxilia na prevenção de incêndios e sobre o sistema supervisório da Skyfire, veja como podemos ajudar a manter seu ambiente mais seguro.
Fonte: Como a tecnologia tem ajudado cada vez mais na prevenção de incêndios (skyfire.com.br)