Artigo de Opinião

 

artigo de opinião é um tipo de texto dissertativo-argumentativo. Nele, o autor tem a finalidade de apresentar determinado tema e seu ponto de vista, e por isso, recebe esse nome.

Possui as características de um texto jornalístico e tem como principal objetivo informar e persuadir o leitor sobre um assunto. Note que esse tipo de texto é muito pedido nos vestibulares e concursos públicos.

A Argumentação é o principal recurso retórico utilizado nos artigos de opinião, que surgem sobretudo, nos textos disseminados pelos meios de comunicação, sejam na televisão, rádio, jornais ou revistas. Por esse motivo, esse tipo de texto geralmente aborda temas da atualidade.

Principais Características

As principais características dos artigos de opinião são:

  • Uso da argumentação e persuasão
  • Textos em primeira e terceira pessoa
  • Textos assinados pelo autor
  • Textos veiculados nos meios de comunicação
  • Linguagem simples, objetiva e subjetiva
  • Temas da atualidade
  • Títulos polêmicos e provocativos
  • Verbos no presente e no imperativo

Estrutura: Como escrever um Artigo de Opinião?

Geralmente, os artigos de opinião seguem o padrão da estrutura dos textos dissertativos argumentativos, a saber:

  • Introdução (exposição): apresentação do tema que será discorrido durante o artigo.
  • Desenvolvimento (interpretação): Momento em que a opinião e a argumentação são os principais recursos utilizados.
  • Conclusão (opinião): finalização do artigo com apresentação de ideias para solucionar os problemas sobre o tema proposto.

Exemplos de Artigos de Opinião

Para entender melhor esse tipo de texto argumentativo, seguem alguns exemplos de artigos de opinião:

Trecho de um artigo de opinião sobre "Educação"

A educação no Brasil tem sido discutida cada vez mais, uma vez que ela é o principal aspecto de desenvolvimento de uma nação.

Enquanto nosso governo investe na expansão econômica e financeira do país, a educação regride, apresentando muitos problemas estruturais. Principalmente nas pequenas cidades, o investimento para a educação é mal aplicado e, muitas vezes, as verbas são desviadas.

Por esse motivo, o nosso país está longe de ser um país desenvolvido até que o descaso com a educação persista.

Acima de tudo, os governantes do nosso país precisam ter a consciência de que enquanto a educação estiver à margem, problemas como violência e pobreza persistirão. O lema da nossa bandeira será sempre uma ironia.

“Ordem e progresso” ou “Desordem e Regresso”? Nosso grande educador Paulo Freire já dizia: “Se a educação sozinha não transforma a sociedade, sem ela tampouco a sociedade muda”.

Trecho de artigo de opinião sobre "Drogas"

O problema das drogas tem sido muito recorrente em diversas partes do mundo. O surgimento de novas sustâncias entorpecentes têm levado ao aumento do número de dependentes.

No Brasil, fica difícil pensar no problema das drogas e não pensar na cidade de São Paulo, donde a Cracolândia se expande cada vez mais.

O crack tem demostrado a forte dependência que causa nos indivíduos e os problemas estruturais que geram, dentre eles a pobreza, o desemprego e a proliferação de doenças. A negligência do governo em relação a isso é notória.

Ou seja, a foco maior está em acabar com o problema do crack, ao invés de oferecer melhoria na vida dos viciados. Sendo assim, os viciados em crack continuam vivendo em péssimas condições e infelizmente, ainda são tratados como bandidos.

Trecho de artigo de opinião sobre "Racismo"

Ainda que grande parte da população brasileira seja descendente de negros, o problema do racismo está longe de ser resolvido.

No período colonial, Portugal trazia os negros da África para trabalharem no país em condição de escravos. Desde então, o racismo esteve incutido na mente de muitos brasileiros.

Embora a Lei Áurea tenha libertado os negros do trabalho escravo em 1888, a população negra apresenta os maiores problemas ainda hoje no país. Por exemplo, as condições de vida, o trabalho, a moradia, dentre outros.

Se observarmos as favelas do país ou mesmo as penitenciárias, o número de negros é sem dúvida maior. A grande questão é: até quando o racismo persistirá no nosso país?; pois mesmo séculos depois, ainda é possível nos deparamos com um racismo velado no Brasil.

A implementação de políticas públicas poderá resolver nosso problema, mas ainda temos muitos caminhos a percorrer. Infelizmente, creio que não estarei vivo para contemplar essa conquista.