A IMPORTÂNCIA DO PATRIMÔNIO CULTURAL

 

   Entende-se por Patrimônio Cultural, o conjunto de bens materiais e imateriais que fazem parte da cultura. A cultura por sua vez, é construída através das gerações num processo de transmissão de significados, valores, conhecimentos, crenças; enfim, seu modo de viver. Tal conjunto se torna indispensável para determinada cultura, para a sua preservação e também manutenção, bem como sua identidade cultural, que a diferencia, tornando-a única.

   O bem cultural, de um modo geral, compreende todo testemunho do homem e seu meio, contemplado em si mesmo, sem estabelecer obstáculos derivados de sua propriedade, uso, antiguidade ou valor econômico, ou seja, é o resultado do trabalho do homem sobre a natureza e podem ser divididos em três categorias: bens naturais, bens materiais e bens imateriais.

   No Patrimônio Cultural Material, fazem parte bens imóveis tais como castelos, igrejas, conjuntos urbanos, casas, praças, e ainda lugares dotados de significativo valor para a história, a arqueologia, a paleontologia e a ciência em geral; nos bens móveis incluem-se, esculturas, pinturas e artesanato. Já o Patrimônio Cultural Imaterial, entende-se que seja uma concepção que abrange as expressões culturais e as tradições que um povo e/ou grupo de indivíduos preserva em respeito ao seu passado, para as gerações posteriores. São exemplos de Patrimônio Imaterial: os saberes, os modos de fazer, as formas de expressões, lendas, celebrações, festas e danças populares, músicas, costumes e outras tradições.

   A preservação é um conjunto de ações adotadas pelo poder público ou pelas comunidades, que visam impedir legalmente a destruição dos bens de valor cultural e natural, através de instrumentos legais que são: o tombamento, que é a principal forma de preservação consistindo na inscrição do bem em um dos quatro livros de Tombo (Arqueológico e Etnográfico, Histórico, das Belas Artes e das Artes Aplicadas); os inventários que são instrumentos complementares ao tombamento; a preservação do patrimônio imaterial, onde os bens imateriais são registrados nos Livros de Registro de Formas de Expressão, Lugares, dos Saberes e das Celebrações; e a restauração, que é a intervenção no bem cultural através de um conjunto de atividades que visam restabelecer danos decorrentes do tempo.

    Desse modo preservamos o que é possível para manter a integridade dos traços que definem um bem cultural, pois, eles constituem a nossa herança patrimonial, e é justamente esse legado a nossa identidade cultural, que nos torna participantes: tanto coletiva, como individualmente da formação de nossa cultura e no exercício pleno de nossa autonomia e cidadania.


Fonte: NUNES, Verônica Maria Meneses/ LIMA, Luís Eduardo Pina. Patrimônio Cultural. São Cristóvão: UFS/ CESAD, 2007.

 

Texto II

O PATRIMÔNIO CULTURAL E SUA IMPORTÂNCIA PARA A ATIVIDADE TURÍSTICA

 

A memória de um povo é seu patrimônio cultural, e este é apresentado de forma concreta ou abstrata, é o responsável por fazer a diferenciação entre as diversas culturas existentes no mundo. O poder público junto com a população tem a responsabilidade de zelar pelo seu patrimônio, garantindo a sustentabilidade do mesmo. Este artigo tem como tema a importância do patrimônio cultural para a atividade turística. Por meio de pesquisas bibliográficas, de diversos autores, relacionando turismo cultural, cultura, patrimônio e políticas públicas. Tomando como base a política pública para o desenvolvimento do turismo.
O respectivo artigo tem por intenção analisar bibliograficamente à importância do patrimônio cultural para o turismo, mostrando assim alguns conceitos dentro desse contexto e analisando-os conforme o referencial teórico. 
Objetiva-se discutir a relação entre patrimônio cultural e população local e como esta relação reflete na atividade turística aliado à utilização e preservação de bens patrimoniais pelo turismo buscando compreender como se relacionam os patrimônios, que são os elementos que constroem a memória e a identidade local, com a atividade turística. A Política Nacional do Turismo é citada fazendo suas assegurações cabíveis. Esta discussão se faz necessária, tanto no âmbito da cultura quanto do turismo, devido a maior parte dos deslocamentos turísticos serem motivados pelo desejo de conhecer os patrimônios materiais e imateriais do local visitado, e assim poder conhecer uma nova cultura de uma população.
É importante discernirmos até que ponto a cultura local interfere no processo de desenvolvimento, ou seja, qual a significação do cultural para o turismo. Estas questões devem ser ressaltadas ao longo da leitura, pois a interpretação das mesmas mostrará que a cultura pode ser vista como um processo de desenvolvimento local.


Leia mais em: https://www.webartigos.com/artigos/o-patrimonio-cultural-e-sua-importancia-para-a-atividade-turistica/55829#ixzz5Gtb6zo5q

Dados os conceitos acima, redija um texto dissertativo-argumentativo em prosa, que esteja de acordo com a norma culta da Língua Portuguesa e envie-nos para correção.

Boa sorte!